Apoie o DCM

Bolsonaro vai inaugurar obra que não funciona em Pernambuco por culpa dele próprio; entenda

Bolsonaro inaugura obra da Jornada das Águas no Ceará
Jair Bolsonaro ao lado de ministros em evento da Jornada das Águas no Ceará. Foto: Alan Santos/Presidência da República

Nesta quinta (21), Jair Bolsonaro vai inaugurar obra que não funciona em Pernambuco. Ele vai ao estado na tarde de hoje fazer evento que foi batizado de Jornada das Águas pelo governo. O Ramal do Agreste, que inaugura hoje, não começara a cumprir sua função de levar água às casas de mais de 2 milhões de pessoas em 68 cidades, no entanto.

Para funcionar, a obra depende da conclusão de outros projetos na Adutora do Agreste, que, segundo Paulo Câmara, não foram finalizados porque o próprio presidente vetou repasse de R$ 161 milhões. O valor estava previsto para finalizar a obra.

Enquanto a conexão com a adutora não for concluída, o ramal não cumprirá seu papel, segundo a coluna Painel na Folha. “Em todo o ano de 2021, nenhum único centavo foi repassado ao Governo de Pernambuco para o andamento das adutoras”, diz a administração estadual, em nota.

O governo pernambucano diz que “em 2021, a União não realizou nenhuma transferência de recursos”. Por isso, o ritmo das obras foi reduzido.

Leia também:

1 – PEC 5: Moro está feliz com o PSOL e Glauber Braga, que o chamou de “ladrão”

2 – Quem é o possível substituto de André Mendonça e que se descreve como “terrivelmente pecador”

3 – Pré-candidato a presidência, Datena usa Band para atacar Lula

Ministro de Bolsonaro culpa governo estadual

Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, critica o governo pernambucano por a obra não estar concluída. Segundo a pasta, a gestão estadual começou a obra “do fim para o início”. “Caso o governo do estado tivesse executado prioritariamente este trecho, com a conclusão do Ramal do Agreste, a água do Projeto São Francisco chegaria aos municípios contemplados nesta etapa da Adutora”, diz.