Apoie o DCM

Bolsonaro quer migrar para o PL, mas partido sofre com ameaça de debandada geral

Bolsonaro pode ir para o PL
Bolsonaro pode ir para o PL

Bolsonaro continua sem partido, mas já recebeu convite de algumas legendas para se filiar. Um deles é o PL, o que gerou a revolta de muitos membros. Se o presidente aceitar fazer parte da sigla, é muito provável que ocorra uma debandada na sequência.

Conforme apurou o DCM, diversas pessoas influentes do partido entendem que a chegada do chefe do executivo federal acarretará em muitos problemas. Um delas é a chegada de vários bolsonaristas, inclusive dos filhos do presidente.

Isto faria com que iniciasse uma guerra interna. Isto porque o maior interesse dos aliados do governante brasileiro é ter uma legenda para mandar e desmandar. E caciques do partido não querem que isso ocorra. Por isso trabalham para que Bolsonaro não se filie lá. Hoje o PL faz parte da base do governo bolsonarista.

Porém, esses caciques também entendem que, caso o chefe do executivo queira estar na legenda, não vai ter muito o que ser feito. O fim é aceitar e entrar na briga interna, como ocorreu no PSL, ou sair. E a preferência da maioria é ir embora e procurar um novo caminho.

Leia mais:

1 – Terceira via é o nome de fantasia da opção anti-Lula. Por Jeferson Miola

2 – Em Minas, escola ensina que Direitos Humanos são “organização que protege bandidos”

3 – Primeira-dama diz admirar SUS após ignorar vacina no Brasil

Bolsonaro e o PL

Se há um forte grupo contra a chegada de Bolsonaro no PL, há quem o quer a qualquer custo. Isto porque poderia fazer o partido crescer no Congresso e alguns estados. Consequentemente, aumentaria o Fundo Partidário e Eleitoral. E isso seria um benefício nas disputas municipais de 2024.

Só que a legenda tem feito jogo-duplo. Faz sustentação para o presidente na Câmara. Porém, vem discutindo sobre eleições com outras siglas e presidenciáveis. Lula, por exemplo, tem a simpatia de alguns membros do partido.