Bolsonaro diz que resistência a Mendonça é porque senadores querem indicar outro ao STF

Bolsonaro e Marcos Pontes. FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Jair Bolsonaro (sem partido) ainda acredita na aprovação de André Mendonça para o STF e diz que resistência é de quem quer outro nome no Supremo.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO – Investigado no STF, Zé Trovão pede dinheiro para atos golpistas do 7 de setembro

2 – VÍDEO – Haddad diz no Bial que Ciro foi convidado para ser vice de Lula em 2018, mas recusou

O impasse em torno de Mendonça

Bolsonaro critica Mandetta e tenta envolver André Mendonça, que surpreendentemente fica em silêncio. Foto: Reprodução/Twitter

Ele disse acreditar na rápida aprovação no Senado do nome para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A confiante declaração foi dada em entrevista à rádio Farol, de Alagoas, nesta terça-feira 24 e contrasta com as recentes projeções que indicam resistência ao nome do pastor evangélico e ex-ministro da Advocacia-Geral da União.

“É natural as pressões, porque os senadores querem indicar nomes também, só que essa prerrogativa eu não abro mão. Acredito que a maioria dos senadores brevemente venham aprovar o nome dele lá no Senado e ele possa ocupar uma cadeira que tá vaga no momento lá no Supremo para o bem de todo o Brasil”, afirmou Bolsonaro após reforçar o compromisso do indicado em iniciar as sessões do STF com uma oração.

A expectativa do mandatário é que o seu indicado seja sabatinado em breve e não encontre barreiras entre os senadores. Levantamentos recentes, no entanto, indicam que o indicado deverá enfrentar obstáculos no Senado. Para ser aprovado, o candidato precisa do voto de 41 entre 81 parlamentares, mas, segundo apontou o jornal O Estado de S. Paulo, o pastor conta com apenas 26 congressistas em seu favor.

Para tentar driblar esta situação, o indicado tem ampliado as visitas aos parlamentares em busca de apoio. Mas, ao mesmo tempo em que busca dirimir as resistências, ele assiste Bolsonaro criar novas dificuldades ao confrontar o Congresso e o próprio STF.

O rito de apreciação, adiado em alguns dias após os conflitos do presidente com as instituições, foi iniciado no Senado com a leitura da indicação do ex-AGU ao cargo pelo presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) nesta semana. Cabe agora à Comissão de Constituição e Justiça da Casa, presidida por Davi Alcolumbre (DEM-AP), definir a data para a sabatina.

Ao passo em que emperra no Congresso, outros nomes surgem como postulantes à vaga. Em contraponto ao ‘terrivelmente evangélico’, 130 entidades políticas e movimentos sociais lançaram a candidatura da jurista e professora Soraia Mendes ao posto. Há ainda quem aponte Augusto Aras, atual procurador-geral da República, como uma possibilidade em caso do indicado emperrar de vez no parlamento.

Na entrevista com a rádio Farol, Bolsonaro voltou a culpar governadores e o lockdown pela alta nos preços de alimentos, combustíveis e gás no Brasil. Ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, também prometeu uma ‘vacina 100%’ nacional até o final do ano.

“Até o final do ano talvez nós possamos ter uma vacina nacional em abertura na fase 3, já podendo entrar no plano nacional de imunização. Mas para o ano que vem, com certeza, não precisaremos de vacinas importadas, teremos todas as vacinas nacionais”, garantiu Pontes ao lado do presidente.

Com informações de Getúlio Xavier na CartaCapital.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu na noite desta terça-feira (7) a ministra Cármen Lúcia…

7 horas ago

Salário de Derrite aumenta após indicação para cargo em conselho ambiental

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou Guilherme Derrite como conselheiro fiscal da Cetesb (Companhia…

8 horas ago

Lenio Streck cobra ação do MP contra influencer que ligou “macumba” à crise no RS

Nesta terça-feira (7), o jurista Lenio Streck usou sua página no X/Twitter para afirmar que,…

8 horas ago

Motorista da Porsche passa por audiência de custódia em São Paulo

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, passou pela audiência de custódia…

9 horas ago

VÍDEO: Jurista relembra assassinato de Herzog em audiência com bolsonaristas nos EUA

Em uma audiência realizada no Congresso dos Estados Unidos nesta terça-feira (7), o professor Fabio…

10 horas ago

Marinha envia maior navio de guerra da América Latina para ajudar no RS

A Marinha do Brasil anunciou, nesta terça-feira (7), que está mobilizando recursos significativos para ajudar…

10 horas ago