Apoie o DCM

Após meses de ataques, Bolsonaro se rende ao voto eletrônico

Bolsonaro
Jair Bolsonaro.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta (05), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o sistema de votação eletrônica será seguro nas eleições de 2022 por causa do acompanhamento dos militares na comissão criada pelo TSE. O chefe do Executivo deu a declaração em Ponta Grossa (PR). Ele participou de solenidade de entrega da ampliação de sistemas de abastecimento de água.

“Tenho tranquilidade, porque o voto eletrônico vai ser confiável ano que vem. Por quê? Porque tem portaria do presidente do TSE, o Barroso, convidando entidades para participar das eleições, entre elas as nossas, as suas Forças Armadas.

Bolsonaro completou: “Eu determinei ao ministro da Defesa [Walter Braga Netto], já que fomos convidados, aceitamos e passamos a acreditar no voto eletrônico e nós, das Forças Armadas, com as suas equipes de inteligência, participaremos de todo o processo eleitoral lá do código-fonte até a sala secreta”.

Leia também:

1- Morta em acidente aéreo, Marília Mendonça tem música chamada “Pare o Avião”

2- Marília Mendonça foi a cantora mais ouvida no Brasil em 2019 e 2020

3- Rosa Weber suspende Orçamento Secreto e tira poder de Arthur Lira contra deputados

Bolsonaro ainda prefere voto impresso

Quase dois meses depois de mobilizar uma legião de apoiadores a favor do voto impresso e contra ministros do STF e do TSE, Jair Bolsonaro deu por encerrada a novela do voto eletrônico. Porém, o mandatário ainda afirmou que prefere o impresso.

“Nós das Forças Armadas, com suas equipes de inteligência, participaremos de todo o processo eleitoral, lá do código fonte [da urna eletrônica] até a sala secreta”, disse ele. “Então, teremos um voto confiável no ano que vem”, disse. Com informações da Veja.

Bolsonaro afirmou que “não teria porque duvidar” das urnas agora com a participação da Forças Armadas no processo eleitoral. O observatório externo das eleições criado pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, inclui, por exemplo, além dos militares, membros do parlamento, do TCU, da OAB, da USP, da Unicamp, da FGV, entre outros.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.