Apoie o DCM

PF faz pedido ao STF sobre Bolsonaro associar a vacina contra Covid com a Aids

Presidente Jair Bolsonaro
PF pede mais tempo para apurar declaração falsa de Bolsonaro sobre vacinas
Foto: Reprodução/Exame

Em documento enviado nesta quarta-feira (30), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a Polícia Federal pediu prazo extra para conclusão do inquérito sobre declarações falsas do presidente Jair Bolsonaro (PL). O político em transmissão em suas redes sociais no ano passado, associou as vacinas contra a Covid com a Aids.

A delegada Lorena Lima Nascimento foi a responsável por encaminhar o pedido ao relator do caso, Moraes. O documento não estipula que acréscimo seria dado. As investigações estão abertas desde 3 de dezembro de 2021, e seguem com a autorização de Alexandre.

O documento ainda pede que a Corte determine que a plataforma Google forneça o vídeo em que o presidente faz as declarações falsas. A solicitação deu 10 dias úteis para que uma cópia integral do conteúdo seja disponibilizada para investigação. A delegada disse que o pedido já foi feito diretamente a empresa, a qual disse que só liberaria por ordem judicial.

Leia mais:

1 – Bolsonaro indica agente de inteligência para embaixador nos Emirados Árabes

2 – Eleições 2022: Lula vence Bolsonaro no 2º turno, mas diferença cai pela metade em 6 meses

3 – PF livra Bolsonaro e diz que ele não interferiu na instituição

Notícia falsa compartilhada por Bolsonaro

O compartilhamento da informação falsa aconteceu durante a “live” no dia 22 de outubro do ano passado. O conteúdo logo foi verificado por agências de checagem, as quais confirmaram a falsidade da informação. As plataformas que abrigavam o vídeo: Facebook, YouTube e Instagram, removeram a transmissão.

Bolsonaro citou relatórios oficiais creditados ao Reino Unido, e que os mesmos mostravam que pessoas que haviam tomado tosas as doses da vacina contra a Covid estavam desenvolvendo Aids “muito mais rápido que o previsto”. Foi comprovado que não há qualquer documento oficial que relacione esses assuntos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link