Apoie o DCM

Burger King não suspende operações na Rússia

Burger King não suspende operações na Rússia. Foto da fachada de um estabelecimento do Burguer King na Rússia.
Companhia enfrenta resistência de parceiro russo. Foto: Maxim Zmeyev/Reuters

A rede de fast food Burger King encontra dificuldades para suspender as operações na Rússia, isso porque o seu parceiro comercial no país se recusa a fechar os estabelecimentos.

A multinacional Restaurant Brands International (RBI), responsável pelo Burger King e pela loja de café e restaurante Tim Hortos, detém cerca de 15% de uma “joint venture” com um grupo de investidores, que é liderado por Alexander Kolobov, um empresário russo com cerca de 800 estabelecimentos da companhia.

David Shear, presidente internacional do RBI, disse que a companhia exigiu a suspensão das atividades do Burger King, mas que Kolobov se recusou a atender ao pedido.

“Gostaríamos de suspender todas as operações do Burger King imediatamente na Rússia? Sim. Somos capazes de impor uma suspensão das operações hoje? Não”, escreveu em um comunicado para os funcionários.

Leia mais:

1; Rússia ataca a Ucrânia com mísseis hipersônicos

2; Viagem de Carlos Bolsonaro à Rússia preocupa STF e TSE

3; Câmara pressiona Carlos Bolsonaro por explicações sobre viagem à Rússia 

Empresas correm o risco da Rússia nacionalizar seus ativos

Diversas corporações estão em um impasse após a suspensão dos atendimentos. Muitas delas possuem acordos legais com a Rússia e, por isso, podem ter seus ativos locais nacionalizados e reiniciados sob propriedade russa.

A suspensão das operações depende da quantidade de estabelecimentos que a marca realmente possui no país, já que muitas delas operam no modelo de “franchising”.

“Quando acordos de franquia master e joint ventures são formados, há amplos compromissos com investimentos de longo prazo e responsabilidades para expandir os negócios juntos. Não há cláusulas legais que nos permitam alterar unilateralmente o contrato ou permitir que qualquer um dos parceiros simplesmente vá embora ou anule todo o acordo”, concluiu Shear.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link