Apoie o DCM

Câmara derruba veto de Bolsonaro e mantém aumento do fundão eleitoral

Tanto partidos da situação quanto da oposição votaram pela derrubada do veto de Bolsonaro
Tanto partidos da situação quanto da oposição votaram pela derrubada do veto ao novo valor do fundo eleitoral. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados – 10/06/2021

Nesta sexta (17), a Câmara derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao aumento no fundo eleitoral. Com isso, a Casa manteve-se favorável ao repasse de R$ 5,7 bilhões inicialmente aprovados pelo Congresso dentro da LDO 2022 para o financiamento de campanhas políticas.

Bolsonaro havia proposto R$2,1 bilhões. A votação, que teve 317 votos favoráveis e 146 contra, ocorreu durante a sessão do Congresso Nacional, ficando pendente a análise da matéria pelos senadores em sessão a ser realizada ainda nesta sexta.

O texto foi objeto de destaque do partido Novo. Na ocasião, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) criticou o valor em um ano de aumento de desemprego e baixos resultados para a economia “Estamos tratando do dinheiro do cidadão para financiar campanhas políticas de qualquer partido e de candidatos que o dono do partido escolhe. É um valor vergonhoso que o cidadão paga para todo os partidos e candidatos ao bel prazer”, disse.

Leia também:

1- Presidente da Anvisa vai para cima de Jair após ataques

2- Maioria quer votar em Lula pensando nos mais pobres e lembrando governos do PT

3- Presidente sobre nota de repúdio da Anvisa: “Tô nem aí”

Bolsonaro mantém interesse no veto?

O aumento dos recursos de campanha une interesses tanto da base governista, do Centrão, quando da oposição. A dúvida que restava era se a essa altura o presidente Jair Bolsonaro ainda estaria interessado no veto, tendo em vista que agora se encontra filiado ao PL.

A solução encontrada foi considerar a orientação do PL como sendo a do presidente. Em 2018, o PL foi o oitavo partido que mais recebeu recursos do fundo eleitoral, e votou pela manutenção do voto. Com informações do Congresso em Foco.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link