Apoie o DCM

Em carta, Cristina Kirchner critica Fernández e pede mudança de gabinete

Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina; — Foto; Associated Press

Nesta quinta-feira (16), a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, divulgou uma nota com críticas ao presidente Alberto Fernández. A parlamentar pede mudança de seu gabinete, após o fracasso eleitoral nas primárias legislativas de domingo.

As declarações ocorrem um dia após cinco ministros próximos de Kirchner apresentaram sua renúncia a Fernández, que por enquanto não as aceitou. Leia a carta na íntegra em La Nacion.

Leia também

1; Queiroga pode ser reconvocado para depor na CPI; entenda

2; No Ceará, terra do Ciro, Lula lidera com folga e venceria no primeiro turno, diz pesquisa; veja os números

O que diz a carta

“Sério que pensam que não é necessário, depois de semelhante derrota, apresentar publicamente as renúncias e que se saiba a atitude dos funcionários e funcionárias de facilitar ao Presidente a reorganização do seu governo?”, escreveu Kirchner.

Kirchner, líder do peronismo de centro-esquerda, destacou que em várias reuniões com o presidente no último ano, pediu-lhe uma mudança de rumo, sobretudo na política econômica.

“Destaquei que acreditava que se estava realizando uma política de ajuste fiscal equivocada que estava impactando negativamente a atividade econômica e, portanto, no conjunto da sociedade e que, sem dúvida, isto teria consequências eleitorais”, disse na carta.

Em sua carta, Kirchner, ex-presidente entre 2007 e 2015, reforçou que foi ela que lançou a candidatura de Fernández “com a convicção de que era o melhor para a minha Pátria”.

“Só peço ao Presidente que agora honre aquela decisão… Mas sobre todas as coisas, tomando suas palavras e convicções também, o que é mais importante do que tudo: que honre a vontade do povo argentino”, concluiu.

Fracasso eleitoral

A coalizão governista Frente de Todos foi duramente afetada pelo resultado das primárias de domingo, nas quais obteve apenas 31% dos votos em nível nacional, um resultado inesperado que demonstrou uma rejeição muito mais ampla do que o previsto.