Apoie o DCM

CCJ aprova PEC dos Precatórios, que segue para o Plenário no Senado

Prédio do Congresso Nacional em Brasíli
O Prédio do Congresso Nacional em Brasília – Foto: 25/05/2017
REUTERS/Paulo Whitaker

Nesta terça (30), a CCJ do Senado aprovou , por 16 votos a 10, a PEC dos Precatórios, que abre espaço no Orçamento público de 2022. Eram necessários 14 votos favoráveis para a aprovação na comissão.

Agora, a PEC será apreciada pelo plenário da Casa, onde será votada em dois turnos e precisa do aval de três quintos dos parlamentares. Como o texto foi modificado pelos senadores, depois disso ele ainda deve passar por uma nova análise da Câmara dos Deputados antes de ir à promulgação.

A PEC é a principal aposta do governo Bolsonaro para bancar o Auxílio Brasil. A equipe econômica afirma que, se aprovada, a proposta deve abrir espaço superior a R$ 106 bilhões no orçamento. Com informações do G1.

Leia também:

1; Ômicron: Anvisa identifica dois casos da nova variante

2; PSOL pede ao STF suspensão do projeto que libera “Orçamento Secreto”

3; Atlas: Moro abre 8 pontos sobre Ciro e chega a 14%

Quando a PEC dos Precatórios vai ao plenário?

Relator da PEC, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) disse que pedirá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que paute a proposta em plenário ainda nesta terça. Até a última atualização desta reportagem, não havia definição sobre a data.

O senador acatou algumas emendas apresentadas por parlamentares em seu parecer sobre a proposta, para aumentar a chance de aprovação do texto.

A principal alteração é a retirada do Fundef do teto de gastos — limite constitucional para os gastos anuais do governo. Essas dívidas judiciais com os estados chegam a cerca de R$ 16 bilhões. Pela PEC, 40% desse montante terá de ser pago no primeiro ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.