Apoie o DCM

Chico Buarque estreia na narrativa curta com ‘Anos de chumbo e outros contos’

Chico Buarque
Em comemoração aos 30 anos de Estorvo, o cantor e compositor Chico Buarque estreiou na narrativa curta – Foto: Reprodulçai

Trinta anos após estrear na literatura com “Estorvo”, Chico Buarque, aos 77 anos, estreia como contista. Nesta semana, chega às livrarias o livro “Anos de chumbo e outros contos”, a estreia do músico na narrativa curta.

Ao longo de oito histórias, acompanhamos tipos característicos da sociedade brasileira. Seja num período no interior do Rio de Janeiro, ou numa interação com uma moradora de rua do Leblon, Chico Buarque se insere na melhor tradição da literatura urbana brasileira.

Com isso, a Rádio Companhia publicou a leitura do conto Copacabana – uma das oito histórias que compõem o volume – pelo autor e uma conversa entre o crítico Alejandro Chacoff, que produziu o texto que acompanhou a divulgação de “Anos de chumbo”, e o jornalista Luiz Fernando Viana, autor da primeira resenha publicada. Confira AQUI.

Leia também:

1- Acredite se puder: bolsonarista que quebrou placa de Marielle propõe homenagem à vereadora

2- Sujo, Eduardo Bolsonaro usa caso Alec Baldwin para defender armas

3- Com Brasil em ruínas sob Bolsonaro, Folha prefere perseguir PT

Conto e canções de Chico Buarque

A maneira como ele encadeia os oito contos de “Anos de chumbo” , que a Companhia das Letras lançou nesta sexta-feira (22), não é muito diferente da maneira como suas canções são reunidas em um álbum.

Um conto de abertura de forte impacto é sua carta de intenções. Ao longo da obra, histórias bem-urdidas trazem, a despeito da diversidade de cenários, momentos temporais e personagens, pontos em comum: trafegam com ironia e crueldade pelas características do ser humano, muitas vezes as piores. Com informações do Estado de Minas.

Ao final, uma narrativa catártica aglutina todas as questões, traçando um retrato em branco e preto de um Brasil fraturado.