Apoie o DCM

Após um ano, China volta a ter mortes por Covid-19

Após um ano, China volta a ter mortes por Covid-19
Fila de chineses debaixo de neve para fazer teste de Covid, em Pequim. Foto: Tingshu Wang/Reuters

A China, um dos países que melhor lidou com a pandemia de Covid-19 no mundo, voltou a contabilizar mortes pela doença após mais de um ano sem qualquer registro. Duas pessoas foram à óbito no nordeste do país, na província de Jilin, de acordo com informações da Comissão Nacional de Saúde. O último registro oficial de morte em decorrência da Covid-19 tinha sido no dia 26 de janeiro de 2021.

O surto atual é o pior já enfrentado pela China desde que o coronavírus foi descoberto no país, em dezembro de 2019. O país tem uma política de tolerância zero e decreta lockdown em cidades com dezenas de milhões de habitantes sem dificuldades.

Pequim vem observando alguns milhares de casos há vários dias. O surto resultou em queda de bolsas de valores, já que confinamentos foram decididos pelo governo do país. Além das duas mortes, também foram registradas 4.051 novas infecções pelo vírus. A informação é da AFP.

Leia mais:

1. Justiça multará usuários que tentarem burlar bloqueio do Telegram, decide Moraes

2. Delegado explica como está o caso do mendigo que apanhou de personal

3. VÍDEO: Lavrov diz que Brasil não é submisso ao “Tio Sam”

Enquanto a China enfrenta surto, máscaras são liberadas no Brasil

Vários governos de estados brasileiros desobrigaram o uso de máscaras até mesmo em locais fechados, na última semana. Foi o caso de São Paulo e Santa Catarina, por exemplo. Especialistas acreditam que a medida é precoce, já que a máscara é um equipamento fundamental para reduzir a transmissão de Covid-19.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), alega que tomou a decisão porque recebeu uma “nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no estado”. O uso de máscaras em unidades de saúde, hospitais e transporte público, no entanto, continua obrigatório.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link