Apoie o DCM

Cientistas fazem apelo após Economia fazer corte milionário em recursos destinos à pesquisa

Cientista
Foto: Reprodução/Pixabay

Nesta quinta-feira (07), oito entidades científicas mandaram um apelo ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após o Ministério da Economia cortar 90% dos recursos previstos para a ciência. O dinheiro seria destinado bolsas de apoio à pesquisa, e à projetos já agendados pelo CNPQ.

O ministro da Economia mandou ofício à Comissão Mista do Orçamento mandando tirar R$ 690 milhões já previstos para projetos científicos, deixando apenas R$ 55 milhões. No apelo, os cientistas dizem que se isso prevalecer “está em questão a sobrevivência da ciência e da inovação no país”.

Leia também:

1; VÍDEO – Bolsonaro volta a desestimular vacinação em jovens: “Por quê?”

2; Bolsonaro e aliados elegem novo inimigo

3; VÍDEO: Delegado da Cunha é encaminhado à delegacia por porte ilegal

Manobra do Ministério da Economia

O documento enviado a Pacheco tem o título “Manobra do Ministério da Economia afronta a ciência nacional”. E diz que “A modificação do PLN 16, feita pela Comissão Mista do Orçamento, atendendo a ofício enviado pelo Ministério da Economia, subtrai recursos destinados a bolsas e apoio à pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e impossibilita projetos já agendados pelo CNPq”.

“É um golpe duro na ciência e na inovação. Prejudica o desenvolvimento nacional”, relatam os cientistas e professores das entidades que assinaram o arquivo. Com informações do Globo.

Assinam também o documento associações que reúnem dirigentes das instituições federais de ensino superior, as fundações de apoio à pesquisa, a Rede Federal de educação profissional e científica, os secretários estaduais da área, e instituto de ciências humanas.