VÍDEO: Delegado da Cunha é encaminhado à delegacia por porte ilegal

Atualizado em 9 de outubro de 2021 às 23:01
Delegado da Cunha
Delegado da Cunha foi encaminhado ao 73° Distrito Policial; – Foto; Reprodução

A Policial Militar encaminhou, nesta quinta-feira (07), o delegado Carlos Alberto da Cunha ao 73° Distrito Policial (Jaçanã-SP) por porte ilegal de arma. Segundo fontes ouvidas pelo DCM, o amigo de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) pretendia apresentar um BO de máquina caça níquel e foi pego armado.

Da cunha pretendia fazer um registro em tom de denúncia para o Youtube. Ele que teve, no mesmo dia, um inquérito arquivado pela Justiça de São Paulo. O delegado respondia por se aproveitar da estrutura da Polícia para engajar o canal, que tem mais de 3,6 milhões de inscritos.

De acordo com investigação da Corregedoria, o delegado chegou a faturar R$ 500 mil com os vídeos desde o início do ano passado. A maior parte desse dinheiro viria de mesada dada por um empresário do ramo da sucata, que afirmou ter investido R$ 25 mil mensais por um ano e sete meses no canal de Da Cunha.

Na mesma decisão, no entanto, o juiz Fabio Pondo de Matos determinou a continuidade das investigações sobre eventuais crimes de abuso de autoridade e violação de sigilo funcional por Da Cunha

Leia também:

1; Em nova onda de corte de custos, Globo demite jornalistas veteranos

2; Bolsonaro pede que imprensa chame Biden de genocida e crava; “Não tô criticando”

3; Processo que investiga Ronnie Lessa no assassinato de Marielle é suspenso

Abordagem

Da Cunha acionou a Polícia Militar às 18h17 para pedir apoio na apreensão de máquinas de jogos. Cinco equipes da PM foram até o local.

Ele disse aos policiais que apurava uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas em uma rua próxima ao 73º DP quando tentou abordar um suspeito, que saiu correndo.

Da Cunha disse ter perseguido o rapaz até um bar na mesma rua. Não achou o suspeito, mas encontrou cinco máquinas caça-níqueis que estavam atrás de uma parede divisória, três delas em funcionamento.

Ainda de acordo com o registro oficial, os PMs perceberam que Da Cunha estava armado e, como sabiam que ele estava afastado da polícia, ficaram em dúvida se ele poderia portar arma. Os PMs acionaram, então, a Polícia Civil para participar da ocorrência.

Todos seguiram para o distrito policial, onde Da Cunha foi ouvido como testemunha na ocorrência de jogo de azar, segundo a polícia.

Da Cunha Afastado

Em julho, o delegado foi afastado da Polícia Civil de São Paulo e teve de entregar armas e distintivo, passando a atuar apenas em serviços internos da corporação. A alegação foram de que as ações do youtuber representam grande perigo à polícia e à população.

Porém, o bolsonarista segue usando materiais que teria “roubado” da polícia para fazer autopromoção de seus canais nas redes sociais.

Confira o momento em que ele foi levado: