Apoie o DCM

Cinco personalidades negras serão homenageadas com monumentos em SP

Escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de despejo: Diário de uma Favelada”. Imagem: Divulgação

Cinco monumentos para homenagear personalidades negras brasileiras serão construídos na cidade de São Paulo.

A escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de despejo: Diário de uma Favelada”, será uma das homenageadas e ganhará estátua no Parque Linear Parelheiros. Geraldo Filme, cantor, compositor, sambista e militante negro, receberá uma estátua na Praça David Raw, na Barra Funda. A também sambista e ativista Deolinda Madre terá monumento erguido na Praça da Liberdade. O atleta olímpico e tricampeão no salto triplo Adhemar Ferreira da Silva será homenageado com estátua no Canteiro central da Avenida Braz Leme, Casa Verde. E o cantor, compositor e musicista Itamar Assumpção também receberá um monumento em sua homenagem, ainda sem local definido.

As estátuas das personalidades negras começarão a ser construídas em setembro e deverão estar prontas em seis meses.

Essas homenagens são uma reivindicação antiga do movimento negro. Diversas estátuas de personagens escravocratas estão espalhadas pela cidade de São Paulo e por todo o Brasil e ícones negros são minoria nesse tipo de homenagem: dos 367 monumentos em SP, apenas cinco são de pessoas negras.

A discussão sobre homenagens a personalidades históricas ganhou ainda mais força quando um grupo ateou fogo contra a estátua do bandeirante escravocrata Manuel de Borba Gato no dia 24 de julho, alegando se tratar de uma homenagem racista.

Leia mais:

1. Entenda o motivo do incêndio na Estátua de Borba Gato

2. No Facebook, 73% entendem incêndio no Borba Gato como reparação histórica, diz analista de dados

3. Ativista Paulo Galo e a mulher são presos no caso do incêndio ao Borba Gato

Com informações do UOL