Apoie o DCM

Ciro Nogueira sofre série de derrotas como ministro de Bolsonaro

Ciro Nogueira
Ciro Nogueira acumula derrotas

Ciro Nogueira se tornou ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro há dois meses e meio e acumula uma série de derrotas no Senado. Ele foi escolhido por ter grande influência no Centrão e com o objetivo de administrar a crise de bolsonaristas com a Casa.

A maior aposta de Bolsonaro ao escolher Nogueira era que ele influenciasse a CPI da Covid em favor do Palácio do Planalto. Fato que não ocorreu. O presidente recebeu a atribuição de nove crimes durante a pandemia. E existe a possibilidade de surgir uma comissão para investigar rachadinhas no gabinete dele quando era deputado federal.

Outra derrota do ministro foi em torno da reforma do Imposto de Renda. A proposta passou com facilidade na Câmara, mas está parada no Senado desde setembro. Paulo Guedes queria usar a proposta para viabilizar recursos para o novo Bolsa Família.

Como o Senado paralisou o assunto, o ministro da Economia teve que acatar a decisão política de Bolsonaro. O presidente escutou o Centrão e determinou que o teto de gasto fosse furado.

O governo também não passou a proposta da minirreforma trabalhista. Foram 47 senados contrários ao texto. Para piorar, ocorreram no Congresso fez 12 derrubadas de vetos presidenciais.

“A votação dos vetos foi uma coisa curiosa, a impressão era que não tinha governo, não existia articulação. A coisa se deu sem reação nenhuma, nunca vi uma bancada do governo tão desarticulada”, disse o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) para Folha de São Paulo.

“Uma vez uma pessoa me perguntou: ‘Por que aquele secretário do seu governo era tão bom e agora é tão ruim?’. E eu respondi: ‘Porque naquela época tinha governador’. Não adianta ser bom na política, conhecer os parlamentares e coisa e tal, se o presidente não ajuda.”

Leia mais:

1 – Com febre alta, bolsonarista Roberto Jefferson é internado em hospital de presídio

2 – Temer é motivo de briga entre MDB e PSDB em São Paulo

3 – Bolsonaro e Guedes ‘amigos’ é teatro por ‘causa maior’; Saiba o motivo

Ciro Nogueira e André Mendonça

Ciro Nogueira foi acusado recentemente por jogar contra o nome de André Mendonça para ocupar uma vaga no STF. Até o momento, Alcolumbre, presidente da CCJ no Senado, não divulgou a data da sabatina do ex-advogado-geral da União.

Apesar de todo o problema, senadores disseram para a reportagem que houve uma melhora na articulação do governo. Se antes o diálogo era pior, atualmente os deputados e senadores são mais ouvidos pela gestão bolsonarista.