Apoie o DCM

Cometa fará sua maior aproximação da Terra e poderá ser visto do Brasil

O cometa Leonard na semana passada
O cometa Leonard na semana passada — Foto: Nasa

O cometa, que foi detectado pela primeira vez no início de 2021, fará sua maior aproximação da Terra, sendo esperado que volte apenas em cerca de 80.000 anos. Ele deve chegar no ponto mais próximo da Terra em 12 de dezembro,

O astro, batizado por alguns meios como “cometa de Natal”, foi descoberto quando estava entre Marte e Júpiter. Cientistas da Nasa já traçaram a órbita que ele está seguindo em direção ao Sol. Com informações da Sputnik.

Segundo a agência espacial norte-americana, não há garantia que será possível o ver a olho nu. Ao mesmo tempo, “os cometas são notoriamente difíceis de prever em termos de brilho e visibilidade”, e, por isso, é possível que não sejam necessários binóculos para ver o objeto.

Leia também:

1- Kassab detona Bolsonaro: “Ameaça. Talvez nem na ditadura se aparelhasse tanto”

2- Ex-funcionário de Carlos Bolsonaro afirma que nunca teve crachá na Câmara

3- Glauber Braga acusa Lira de boicotar “Marighella” na Câmara

No brilho máximo, o cometa poderá ser observado a olho nu?

De acordo com a NASA, em 13 e 14 de dezembro sua luminosidade deverá aumentar para seu nível máximo, apesar de “ser mais difícil de observar” nesse período.

Leonard passará a cerca de 35 milhões de quilômetros de distância, às 13h54, horário de Greenwich (10h54, horário de Brasília). Apesar de tudo, os especialistas no artigo recomendam que sua observação seja realizada de manhã, ou madrugada brasileira.

Para ser observado a olho nu no Brasil, será necessário procurar lugares com céu escuro, longe da poluição visual das cidades, e com horizonte limpo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.