Apoie o DCM

Como Gilmar Mendes vê ideia de mandato para ministros do STF

O ministro Gilmar Mendes, decano do STF – (Carlos Humberto/STF)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou as redes sociais nesta terça-feira (3) para criticar a proposta de estabelecer mandatos temporários para os ministros da Corte, uma ideia que tem ganhado força no entre os senadores.

Mendes ironizou a medida, referindo-se a ela como um “comovente esforço retórico”. O ministro falou de sua preocupação de que a proposta, se aprovada, resultaria no “loteamento das vagas” em benefício de certos órgãos. “Após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado, por que os pensamentos supostamente reformistas se dirigem apenas ao Supremo?”, questionou.

A proposta de estabelecer mandatos para ministros do STF tem encontrado apoio no Congresso, inclusive do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que argumentou que essa medida seria benéfica tanto para o Judiciário quanto para a sociedade brasileira.

“Há matéria legislativa nesse sentido aqui no Senado e acho que é um tema sobre o qual deveríamos nos debruçar e evoluir, não simplesmente aprovar de qualquer jeito. É bom para o Poder Judiciário, para a Suprema Corte, para o país”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link