Telegram permite venda de comprovantes falsos de vacinação

Foto: Reprodução
O mercado ilegal toma conta do Telegram. Aproveitando-se de brechas de segurança do aplicativo ConecteSUS e da descrença de grupos negacionistas, “vendedores” anunciam documentos falsificados por até R$ 500 no aplicativo de mensagens.
Com valores diferentes para número de doses, e contemplando também pais que não querem vacinar seus filhos, esses usuários vendem a promessa de uma “imunização” fictícia para aqueles que desejam emitir a certidão de imunização pelo aplicativo. É o que conta a reportagem do Metrópoles, que conversou com vendedores que anunciam “aplicações” de vacinas.
Um dos vendedores explicou que o esquema é feito por meio da UBS em que trabalha. Ao pedir o Cnis do interessado, o suspeito afirma que pode registrar a dose no sistema ao mesmo tempo em que descartará uma vacina.
Leia também:
1- Grupos vendem armas e pornô infantil no aplicativo reduto bolsonarista
2- VÍDEO: Edson Fachin se posiciona sobre o aplicativo no Brasil
3- TSE faz nova tentativa de contato com Telegram após ser ignorado
Fraude vendida no Telegram é funcional
Oficialmente, o Ministério da Saúde informou não ter sido notificado sobre casos de comercialização do certificado vacinal. Uma fonte da pasta, no entanto, afirmou que o modus operandi é totalmente possível.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link