Apoie o DCM

TSE faz nova tentativa de contato com Telegram após ser ignorado

Telegram no celular
Telegram

Nesta quarta-feira (9), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, enviou um novo ofício ao aplicativo de mensagens Telegram. Esta é a segunda tentativa oficial de contato do órgão com a rede social.

Em dezembro passado, quando Luís Roberto Barroso comandava o TSE, foi enviado um ofício semelhante à sede da plataforma em Dubai, nos Emirados Árabes. O documento, porém, voltou sem resposta do diretor-executivo do Telegram, Pavel Durov.

De acordo com Fachin, os acordos do tribunal com o aplicativo de mensagens buscam abrir um “canal direto e profícuo” no combate à desinformação. “Assim sendo, com o fim de prestigiar, nesta abordagem inicial, o diálogo e a atuação colaborativa, venho, por meio deste, insistir na solicitação encaminhada em 16 de dezembro de 2021, por meio da qual se propôs a adoção de estratégias de cooperação entre o Telegram e o TSE”, afirmou.

Leia mais:

1 – Fachin garante que TSE não vai diminuir transparência de informações

2 – Bolsonaro dá desculpa furada e recusa convite para posse de Fachin no TSE

3 – Encontro de Bolsonaro, Fachin e Moraes teve um momento constrangedor; Saiba qual

TSE estuda tirar Telegram do ar

Há enorme possibilidade que o Tribunal Superior Eleitoral proíba o uso da ferramenta no período eleitoral. Isto porque a plataforma não está seguindo as leis brasileiras.

Em outubro do ano passado, o DCM revelou que o STF estudava barrar o aplicativo no Brasil. Porém, tal ação deve sair das mãos do tribunal eleitoral. Os magistrados identificaram que a ferramenta tem sido usada nas últimas semanas para a propagação da fake news.

E há o entendimento que esse problema irá crescer durante o período eleitoral. Por isso houve uma tentativa do TSE em conversar com os responsáveis pelo Telegram. Só que esse encontro não ocorreu e dificilmente acontecerá. A empresa de tecnologia vem demonstrando resistência em seguir as regras brasileiras.

Fugindo do TSE, Telegram tem advogados como representantes no Brasil

O aplicativo mantém uma procuração ativa com um escritório de advocacia no Brasil. Essa empresa concedeu a atuação do Araripe & Associados, sediado no Rio de Janeiro, em 3 processos de registro da marca no Brasil há sete anos. A cessão ocorreu em 2015. A rede de mensagens pode ser alvo do TSE em 2022.

A procuração afirma que o escritório tem poderes para representar o Telegram perante as autoridades brasileiras com o objetivo de “obter e defender direitos relativos a propriedade industrial”.

O documento foi assinado em fevereiro de 2015, ano em que o escritório Araripe & Associados foi contratado para acompanhar 3 registros da marca Telegram junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

Registro foi aprovado em 2017, com validade de 10 anos. Serve para garantir que nenhuma outra empresa utilize a marca Telegram, garantindo exclusividade.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link