Fachin garante que TSE não vai diminuir transparência de informações

Atualizado em 23 de fevereiro de 2022 às 18:06
Fachin garante que TSE não vai diminuir transparência de informações
Presidente do TSE, ministro Edson Fachin

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse hoje (23) que o TSE não irá diminuir a transparência de informações sobre dados de doações eleitorais, mas que a discussão “não é tão simples quanto parece” e que a decisão será tomada pelos ministros da Corte.

“Na minha gestão, não. Isso não irá acontecer, mas isso não é tão simples quanto parece”, disse Fachin. “Temos de um lado um conjunto de dados sensíveis que são fornecidos por candidatos à Justiça Eleitoral no momento em que apresentam sua candidatura”, disse o ministro.

O ministro Roberto Barroso retirou, no passado, a lista de filiados que antes era pública, sob a justificativa de ter que cumprir a nova diretriz de proteção de dados e informações pessoais. O TSE deve decidir nas próximas semanas se a divulgação dos desses dados viola ou não a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP).

Leia mais:

1- Em discurso de posse no TSE, Fachin pede “compromisso com a verdade”

2- DCM Ao Meio-Dia: Deputado Paulo Pimenta aciona TSE contra Moro por suposto caixa 2

3- Bolsonaro dá desculpa furada e recusa convite para posse de Fachin no TSE

Fachin diz que dados que colocam candidatos em risco não passam pela publicidade

De acordo com Fachin, outros dados, porém, não passam pela publicidade, como por exemplo, a divulgação do endereço pessoal dos candidatos, como citou o próprio ministro. Para ele, a divulgação desse dado pode prejudicar a segurança pessoal e familiar da pessoa.

“Os atuais mecanismos que estão hoje à disposição da sociedade na Justiça Eleitoral e no TSE, se forem alterados, somente serão após um longo debate onde se evidencie em relação a esses dados questões como necessidade, utilidade e adequação para saber se devemos ou não proteger aquele tipo de dado”, afirmou.

O TSE entende que os dados sobre doações eleitorais são públicos e devem ser disponibilizados à sociedade. Mas, a Corte irá decidir se essa posição entra ou não na LGPD e quais dados deverão ser restringidos para atender à legislação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link