Apoie o DCM

Condenação à pena de morte é anulada nos EUA porque um dos promotores era auxiliar do juiz

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma condenação à pena de morte foi anulada nos Estados Unidos porque um dos promotores também era auxiliar do juiz. Segundo a decisão, o promotor Weldon Ralph Petty prestava serviços remunerados ao juiz John Hyde e a alguns de seus colegas no fórum do Condado de Midland, no Texas, justamente na época em que integrou a equipe de promotores que processaram o réu Clinton Lee Young por homicídio.

Leia mais:

1. TSE quer votar ação que pode cassar a chapa Bolsonaro-Mourão em um mês

2. Pesquisa Ipec: 70% dos brasileiros acham que o país está ‘no caminho errado’

3. VÍDEO: Homem joga ovo em Emmanuel Macron

4. Advogada que ajudou a produzir dossiê contra Prevent Senior conta como a empresa persegue profissionais

5. Portugal: Partido Socialista vence eleições municipais, mas sofre derrota surpreendente em Lisboa

“Petty participou ativamente da equipe de acusação. Basicamente, ele atuou como assessor jurídico da equipe que estava processando o réu e, provavelmente, escreveu todas as petições do caso. Ele também apareceu no fórum diversas vezes, durante os procedimentos do julgamento, para fazer alegações sobre questões jurídicas particulares”, diz a decisão que anula a condenação.

A principal função de Petty no fórum era auxiliar os juízes a responder a pedidos de habeas corpus. Ele examinava os pedidos, fazia pesquisas de fatos e de legislação, apresentava recomendações e propunha ordens judiciais aos juízes.

A decisão diz que “a má conduta do juiz e do promotor, na forma de um relacionamento de emprego não revelado entre o juiz que presidiu o julgamento e o promotor que atuou no julgamento, deslegitimou todo o procedimento, desde o começo. Consequentemente, pouca confiança pode ser colocada na justeza dos procedimentos ou no resultado do julgamento do réu”.

“Foi negado ao réu os direitos do devido processo a um juiz imparcial e a um julgamento justo”, concluiu a decisão.

Com informações do Consultor Jurídico