Apoie o DCM

CPI: Renan quer responsabilizar Bolsonaro por genocídio indígena

O presidente Jair Bolsonaro será enquadrado pela CPI
O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Rogério Melo/Presidência

Renan Calheiros deve usar um capítulo do relatório da CPI da Covid para responsabilizar Jair Bolsonaro por genocídio indígena. A associação se dá pelas políticas durante a pandemia. O relator do colegiado quer contextualizar a política geral do governo para indígenas, apontando atos normativos e outras iniciativas. Também elencar iniciativas e discursos que vulnerabilizam reservas indígenas e facilitam a entrada de garimpeiros.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha, o relatório vai apontar a vacinação do grupo também. Renan quer expor que a prioridade a eles só foi dada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A expectativa é dar grande repercussão internacional ao capítulo.

Leia também:

1 – Mensagens do celular de Bolsonaro estarão em relatório final da comissão

2 – TSE respondeu imediatamente à ameaça de Bolsonaro interferir nas eleições: “Vamos cassar”

3 – Bolsonaro recebeu dica para tentar tirar urnas eletrônicas do TSE e mandar para a Abin

Votação do relatório final da CPI já tem data marcada

O relatório final da CPI da Covid será votado no dia 20 de outubro. O documento está sendo elaborado por Renan Calheiros e a expectativa é que seja lido na sessão no dia anterior à votação. A informação é de Omar Aziz, presidente da comissão. O senador diz que a próxima semana será a última de diligências.

A comissão ainda vai ouvir o dono da VTCLog (05/10), os médicos que denunciaram a Prevent Senior (06/10_ e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ainda sem data definida.