Apoie o DCM

Crédito ou PIX: Site faz vaquinha ilegal para reeleger Bolsonaro

Site faz campanha antecipada para Bolsonaro
Site faz campanha antecipada para Bolsonaro – Foto: Reprodução

Um site foi criado com o intuito de levantar fundos para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022. A vaquinha foi amplamente divulgada em grupos bolsonaristas no Facebook durante a primeira quinzena de novembro.

A campanha, no entanto, era irregular. Por resolução do TSE, arrecadações para campanhas eleitorais só podem começar a partir de 15 de maio do próximo ano e precisam ser feitas por meio de plataformas autorizadas pela Justiça Eleitoral. O criador da iniciativa afirmou que pediu os recursos sem ter sido procurado por Bolsonaro ou aliados do presidente.

Segundo a Hotmart, plataforma onde a campanha ficou hospedada, a arrecadação ficou no ar entre os dias 5 e 16 de novembro e teve menos de 50 doações. A Hotmart disse ainda ter notificado o criador da campanha e bloqueado o seu perfil, mas não informou o quanto foi arrecadado por questões de privacidade. Todo o dinheiro levantado fica em uma conta individual da própria plataforma, que permite o saque dos valores.

Leia também:

1; Touro de ouro na B3 não teve autorização para ser usado, diz família do criador

2; Veja quantas pessoas morreram de Covid no Brasil no dia que Leite pediu a Doria para atrasar a vacina

3; Por que PL decidiu abandonar PSDB para apoiar presidente: “Não vai vencer”

Campanha antecipada para Bolsonaro

O financiamento foi registrado por uma empresa em nome de Diogo Rangel, o mesmo do perfil que fez a divulgação no Facebook.

Até a noite de ontem (16), tinha 283 mil interações no Facebook em posts com o link da campanha de arrecadação. Os primeiros posts são de 5 de novembro de 2021, mesma data em que foram criadas a página no Hotmart e o site hospedado no WordPress.

A página prometia que todo o dinheiro arrecadado seria usado na campanha do próximo ano e na “elaboração de cartazes, outdoors, adesivos, carros de som”. Havia também a promessa de inclusão dos apoiadores em grupos de WhatsApp e do Facebook para debater e organizar a campanha.

O usuário que quisesse contribuir clicava em um novo endereço para ser direcionado à página do Hotmart. Ali, havia a opção de contribuir com R$ 47,00 à vista no cartão de crédito ou em transferência via PIX. Quem quisesse parcelar a compra podia dividir o valor em até cinco vezes, com juros.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.