Delegado que intimou Felipe Neto e Bonner agora mira Leandro Demori, do Intercept

O delegado Pablo Dacosta Sartori, da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro, e a Polícia Civil abriram um inquérito para investigar o editor-executivo do The Intercept Brasil, Leandro Demori.

ENTENDA – Juíza arquiva processo contra Felipe Neto por suspeita de “corrupção de menores”

Esse mesmo delegado, do DRCI, indiciou o youtuber Felipe Neto por “corrupção de menores” e por chamar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “genocida”. O segundo inquérito foi aberto a pedido do filho 02 do presidente, Carlos Bolsonaro.

MAIS – Promotor tira indiciamento de Felipe Neto por “corrupção de menores” do delegado do inquérito de Carluxo

O Intercept escreveu um texto sobre esse abuso das autoridades. Seguem alguns trechos:

“O Estado Policial que vem rapidamente erodindo a democracia no Brasil cumpre mais um capítulo nefasto. A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar Leandro Demori pela ousadia de fazer jornalismo e de questionar a própria Polícia Civil. Em uma inversão total de prioridades éticas e funcionais, a polícia decidiu agir contra o jornalista mensageiro em vez de investigar a grave denúncia feita pelo editor-executivo do Intercept. Em uma newsletter enviada a nossos assinantes no dia 8 de maio (…), Demori elenca evidências apuradas com fontes sobre a possível existência de um grupo de matadores agindo no coração da corporação.

O jornalista mostra que diversas ações da Core, a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (a mesma que foi protagonista no massacre do Jacarezinho no mês passado), resultaram em dezenas de mortes seguindo o mesmo roteiro. “A Polícia Civil do Rio mantém um grupo de assassinos?”. Essa foi a pergunta inicial do artigo jornalístico publicado na news do Intercept, seguida de fatos públicos e notórios que deveriam mover as instituições para que se investigue a Core.

Em democracias saudáveis, a polícia estaria preocupada com a pilha de mortos que a Core vem deixando em suas operações. No Brasil dos nossos tempos, a polícia quer intimidar e pressionar o mensageiro. Demori foi intimado a comparecer na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática na próxima quinta-feira, às 14h. A DRCI é a mesma que intimou Willam Bonner, Renata Vasconcellos e Felipe Neto, em casos com evidente viés político. Tudo indica que a DRCI se tornou uma delegacia de repressão política. O Intercept não vai se curvar a isso, nunca”.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Enchentes no Sul devem encarecer comida em todo Brasil

As intensas chuvas no Rio Grande do Sul, que resultaram em inúmeras fatalidades e uma…

15 minutos ago

Secretário nega presença de Janja em show de Madonna no RJ: “Em Brasília”

Após relatos da imprensa indicarem que a primeira-dama Janja da Silva possivelmente compareceria ao espetáculo…

57 minutos ago

Uruguai envia helicóptero para auxiliar em resgates no RS

O governo do Uruguai anunciou neste sábado (4) que enviará um helicóptero e tripulação de…

2 horas ago

Whindersson Nunes arrecada R$ 1 milhão em doações para vítimas de enchentes no RS

O influenciador e humorista Whindersson Nunes mobilizou seus seguidores e arrecadou mais de R$ 1…

2 horas ago

Caiu na rede: show de Bolsonaro, “Ladronna” de joias

Nas redes sociais, viralizou uma montagem do ex-presidente Jair Bolsonaro vestido como a cantora pop…

2 horas ago

VÍDEO – Após beijar filha na boca, pastor se justifica: ‘Era uma reunião com mil homens’

O pastor Lucinho Barreto, da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, postou em suas…

2 horas ago