Apoie o DCM

Democracia no Brasil está recuando mais do que em qualquer país do mundo, diz relatório

A democracia no Brasil recuou mais aceleradamente depois que Bolsonaro assumiu Presidência da República. Foto: Alan Santos/PR
A democracia no Brasil recuou mais aceleradamente depois que Bolsonaro assumiu Presidência da República. Foto: Alan Santos/PR

Segundo um relatório divulgado na segunda-feira (22) pelo Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA, na sigla em inglês), o Brasil é o país do mundo onde a democracia sofreu mais declínio. O instituto é sediado em Estocolmo, na Suécia, e aponta que nosso país teve piora em oito indicadores, como liberdades civis e liberdade de expressão.

A queda dos indicadores começou em 2016 e ficou ainda mais acentuada após a posse do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em 2019.

Leia mais:

1 – TCU obriga genro de Silvio Santos a diminuir verba do governo ao SBT e aumentar a Globo

2 – 558 mil famílias que vivem na miséria estão de fora do Auxílio Brasil

3 – Entrevista de Queiroz preocupa aliados de Flávio

O IDEA é um instituto que se dedica ao estudo e à avaliação da democracia. É uma organização intergovernamental apoiada por 34 países. O relatório produzido pelo IDEA se baseia no acompanhamento de 16 fatores relacionados ao funcionamento adequado de regimes democráticos.

Democracia em desgaste

O Brasil teve uma melhoria consistente em seus indicadores democráticos nas décadas de 1990 e de 2000, mas, de acordo com o estudo, começou a apresentar sinais de desgaste em 2013, ano em que houve as manifestações de junho.

Segundo o instituto, a democracia no Brasil entrou em queda em 2016, ano do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O IDEA afirma que a partir de 2019 a piora dos indicadores foi “exacerbada”.

A democracia do Brasil recuou, conforme o estudo, em aspectos como liberdades civis, independência do Judiciário, integridade da imprensa e liberdade de expressão.

Com informações do portal NCST

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link