Apoie o DCM

Deputados preparam reação após Bolsonaro confirmar interferência no ENEM

Bolsonaro PL cerimônia cancelada
Bolsonaro disse que vai deixar Enem “com a cara do governo”

Após Bolsonaro confirmar que que vai interferir no Enem, deputados da comissão de Educação da Câmara pretendem convocar ministro da Educação, Milton Ribeiro, para dar explicações sobre a demissão coletiva no Inep, órgão responsável pelo exame.

O pedido deve ser votado em sessão desta terça-feira (16) na comissão. A presidente do comitê, deputada professora Dorinha, afirmou que o ministro “já se comprometeu a ir”.

O requerimento, que havia sido pedido por mais de três parlamentares na semana passada, ganhou força após servidores do Inep afirmam que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.

Leia também:

1- Maraisa publica VÍDEO de show sem Marília Mendonça e desabafa: “Pudemos sentir a presença dela”

2- VÍDEO: Passageiro explode bomba em táxi no Reino Unido

3- Bloomberg destaca “recepção calorosa de Lula na Europa, ao contrário de Bolsonaro”

O que disse Bolsonaro?

“O que eu considero muito também: começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem”, disse Bolsonaro. “Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado.”

“A frase do presidente é uma assinatura de culpa, a prova que eles não têm a menor noção. O presidente comprovou o que estamos denunciando há meses, que há interferência política na prova do Enem — disse o deputado Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Mista da Educação e um dos parlamentares que pediu a convocação de Ribeiro. Não é papel do Enem ter cara de governo A ou B. A prova é uma política de Estado”, disse Dorinha.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.