Apoie o DCM

Servidores do Inep denunciam pressão para retirar questões do Enem

Fachada do Inep
Fachada do Inep. Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira) dizem ter sofrido pressão para retirar questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo eles, o órgão é alvo frequente de interferências políticas e censura.

Parte dos 37 funcionários que entregaram seus cargos relatam situações de intimidação. Também acusam Danilo Dupas, presidente do instituto, de despreparo.

“O Inep sempre foi dirigido por pessoas que tinham alguma trajetória acadêmica. Esse presidente que está agora é uma pessoa sem currículo, sem experiência, Está lá porque o ministro da Educação decidiu que seria a pessoa que estaria disposto a fazer o que eles queriam: entrar na prova e retirar aquilo que eles acham que o presidente não iria gostar”, afirma um dos servidores exonerados ao Fantástico.

Leia também:

1 – Steve Bannon passará por tribunal ainda hoje: o que acontece se for condenado?

2 – Presidente assiste lutas de jiu-jítsu em Dubai com Renzo Gracie

3 – Bolsonaro exigiu do PL que Eduardo fosse candidato a governador, mas lei não permite

Intimidação de servidores do Inep por policial federal

Um dos servidores conta que em 2 de setembro, período em que o exame estava em fase final de elaboração, um agente da Polícia Federal entrou em um “ambiente seguro” do instituto.

“Eles têm níveis de segurança. Você tem que passar por um daqueles scanners de corpo. Qualquer objeto de metal  que estiver com você vai ser detectado. E você não pode entrar com ele. As portas são altamente seguras. A montagem da prova, você faz em um nível de segurança, todo cercado de câmeras. Não tem nenhum ponto cego dentro desse ambiente”, conta

Mesmo assim, o policial federal conseguiu passar pelo esquema de segurança. “O Inep precisa explicar como essa pessoa foi parar lá dentro, quem autorizou a entrada, o que ele fez, que nível de controle a gente tem das informações que ele acessou lá”, prossegue o servidor.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link