Apoie o DCM

Deputados do PL, partido de Bolsonaro, são alvos de operação da PF

Jair Bolsonaro e o PL
Jair Bolsonaro e o PL

Na manhã desta sexta-feira (11), endereços ligados a três deputados federais do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, foram alvos de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal. Eles são suspeitos de desviar recursos de emendas parlamentares. O parlamentar Josimar de Maranhãozinho (PL-MA), flagrado com uma caixa de dinheiro, está entre os acusados.

Os deputados Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gildenemir (PL-MA) também estão na mira da PF. Eles são suspeitos de usarem um esquema de desvios articulado por Maranhãozinho, envolvendo empresas de fachada e dinheiro vivo.

Os gabinetes dos parlamentares não foram alvo das buscas. A polícia realizou a operação em residências e em escritórios dos deputados nos estados.

LEIA MAIS:

1. Bolsonaro cria impasse e presidente do PL na Bahia abandona partido

2. Discursos golpistas de Bolsonaro ferem código de ética do PL

3. Carluxo surta e posta vídeo falando groselha sobre o pai

Ministro do STF Ricardo Lewandowski autorizou a ação contra os deputados do PL

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski foi quem autorizou a operação. Ele indeferiu o pedido da PF para fazer buscas nos gabinetes dos parlamentares na Câmara dos Deputados. Foram permitidas apenas buscas nos outros endereços deles, fora da Casa legislativa.

Essa é a terceira operação da Polícia Federal deflagrada contra Maranhãozinho. Ele já foi alvo de uma ação controlada na qual os investigadores gravaram vídeos do parlamentar manuseando caixas de dinheiro.

Em dezembro, a PF concluiu apontou que o deputado cometeu crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso envolvendo as caixas de dinheiro. O caso foi enviado para a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresenta denúncia ou arquiva a investigação, mas até hoje não houve uma definição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link