Discursos golpistas de Bolsonaro fere código de ética do PL

Atualizado em 5 de março de 2022 às 10:30
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro tem feito declarações golpistas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem atacado frequentemente o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar nenhuma prova. Isso faz com que ele infrinja o código de ética de seu partido. A informação foi revelada pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

Segundo a reportagem, o documento aprovado pela direção da agremiação prevê advertência – em punições leves – e expulsão – ação mais rigorosa – para filiados que buscam “atentar contra o livre exercício do direito de voto e a normalidade das eleições”.

Porém, mesmo com a regra, o governante brasileiro segue com discurso antidemocrático e colocando em dúvida o sistema eleitoral do país. A direção do Partido Liberal não chamou a atenção do chefe do executivo brasileiro até o momento. Nem mesmo soltou uma nota repudiando as declarações.

Leia mais:

1. Ex-premiê da Ucrânia diz que Otan planeja Terceira Guerra Mundial contra Rússia

2. Acusado de atentado ao Porta dos Fundos é extraditado da Rússia e está preso no Rio

3. Acusado de matar Marielle, Ronnie Lessa diz que Bolsonaro o ajudou em 2009

Bolsonaro e o PL

O presidente da República chegou ao partido em 30 de novembro do ano passado. Ele tem feito declarações contra o sistema eleitoral brasileiro desde 2019, quando afirmou diversas vezes que “venceu no primeiro turno” e que “as urnas eletrônicas são fraudadas”.

Depois que se filiou ao PL, ele seguiu com o tom ameaçador. Relatou, falsamente, que as Forças Armadas tinham identificado “dezenas de vulnerabilidades”. Claro que acabou sendo desmentido.

Apesar do TSE e STF enfrentarem o chefe do executivo federal, ele não para de realizar ameaças. Inclusive, usa seu gabinete do ódio para fazer ataques nas redes sociais contra as instituições democráticas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link