Apoie o DCM

Diretor da Folha diz que crítica de funcionários a artigo racista é “sem fundamento”

A fachada da Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo. Foto: Wikimedia Commons

Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha de S.Paulo, respondeu nesta quarta (19) à carta aberta assinada por 186 profissionais do jornal. Os funcionários contestaram a direção por causa da publicação de artigo sobre “racismo de negros contra brancos”, racismo reverso, resumindo, do antropólogo Antonio Risério.

LEIA MAIS:

1 – De olho na reeleição, Bolsonaro faz acordo com aliados para ignorar Weintraub

2 – Comparada com Conká, Naiara Azevedo entrou no BBB com dívida de R$ 1 milhão

3 – Rodrigo Garcia deu força para Frota disputar a Alesp: “Independência”

Diretor da Folha fala

Esse documento, segundo Dávila, “erra, é parcial e faz acusações sem fundamento, três características indesejáveis em se tratando de profissionais do jornalismo”.

Em carta aberta (leia a íntegra), profissionais expressam preocupação com a publicação recorrente no jornal de conteúdos que dizem considerar racistas. Afirmam que “o racismo é um fato concreto da realidade brasileira, e a Folha contribui para a sua manutenção ao dar espaço e credibilidade a discursos que minimizam sua importância”.

Essa carta foi entregue à Secretaria de Redação e ao Conselho Editorial da Folha. Para Dávila, o texto “erra ao sugerir que a Folha publicou artigos que relativizam ou fazem apologia do racismo”.

E ele vai além: “o que não aconteceu, até porque racismo é crime. É parcial ao omitir iniciativas que têm sido a prioridade do jornal nos últimos três anos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link