Apoie o DCM

Diretor de novela da Globo é demitido após acusação de racismo

Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra é demitido da Globo após acusações de racismo
Foto: Reprodução/TV Prime

O diretor de televisão Vinicius Coimbra, responsável pela direção da novela ‘Nos Tempos do Imperador’, produzida e transmitida pela TV Globo, foi demitido, nesta sexta-feira (11), pela acusação de racismo com atores que participaram das gravações. Ao todo foram três denúncias de atrizes que relataram a atitude do produtor de separar os atores negros dos brancos durante as filmagens.

“Nas últimas semanas, muito foi dito a meu respeito. Por isso, agradeço àqueles que prezaram por uma apuração responsável dos fatos, sem atribuir a mim atitudes que não condizem com a minha índole, minha história ou que não são da minha competência”, disse nota lançada pela defesa de Vinicius. O advogado do acusado, Dani Tangerino, foi o responsável por confirmar a informação.

Apesar das acusações feitas pelas atrizes Roberta Rodrigues, Cinnara Leal e Dani Ornellas, de que teriam sofrido racismo, a emissora justificou a demissão do diretor dizendo que foi em razão de assédio moral. A assessoria da TV Globo explicou ainda que vem apurando todas as informações.

Leia mais:

1; Ex-vereador é condenado por racismo em Porto Alegre

2; Racismo: crianças negras são acusadas de roubo e barradas em parque de diversões

3; Racismo: “Mandem um entregador branco”: escreveu cliente de Ifood

O posicionamento da Globo diante do caso de racismo

Apesar da demissão do diretor ter acontecido nesta sexta, a denúncias das atrizes foram feitas no mês passado. Roberta Rodrigues, uma das que relataram o caso racista, disse ainda que após reclamar das atitudes de Coimbra foi castigada, tendo o final de sua personagem alterado para que não pudesse mais gravar.

Além das segregações feitas por Vinicius, ele foi acusado de forçar atores e atrizes negros a gravarem durante período de incidência de casos de Covid-19. As criticas também abarcam o texto da novela, que continha passagens consideradas racistas. A atitude a emissora na ocasião foi afastar o acusado, e hoje oficializo a demissão, mas disse ainda estar apurando as informações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link