Apoie o DCM

Racismo: crianças negras são acusadas de roubo e barradas em parque de diversões

Crianças negras barradas no Playcenter, ato foi classificado como racismo
Crianças foram barradas em brinquedo de shopping em SP.
Foto: Reprodução

Um grupo de sete crianças de 12 a 13 anos foi alvo de racismo por parte de funcionários do parque de diversões Playcenter Family. O estabelecimento fica no Shopping Aricanduva, localizado na Zona Leste de São Paulo. Segundo, Gabriel Henrique Rodrigues da Silva, que era o responsável pelas crianças, elas foram impedidas de acessar um dos brinquedos e retiradas da fila por seguranças.

Gabriel disse que levou os meninos para brincar no parque porque era aniversário de um deles. Ele faz parte de uma associação da Igreja Metodista da região que trabalha com crianças carentes. O jovem afirmou que trabalhadores do local deixaram outras crianças brancas que estavam atrás na fila passarem e acusaram o grupo que estava com ele de roubo.

Leia mais:

1- Filho de Mussum denuncia racismo: “Fui escoltado feito bandido”

2- Jade Picon é acusada de racismo no BBB

3- Racismo na Globo: Diretor obrigou negros a gravarem no pico da pandemia

“Comecei a chorar porque vi que era racismo”

“Dois gerentes se aproximaram e disseram que haviam recebido a informação de que aquelas crianças estariam pedindo dinheiro e ‘batendo carteiras'”, relatou Gabriel ao UOL. “Aí eu me exaltei e comecei a chorar, porque eu vi que era racismo na sua forma mais pura de discriminação por não estarmos vestidos como eles gostariam”, acrescentou. O caso aconteceu no domingo (27/2).

Para ele, os meninos foram abordados por serem negros e pobres. “Não barraram nenhuma outra criança, só as minhas que estavam se divertindo sem fazer nada de mais”, contou.

Gabriel disse que seguranças do parque ficavam vigiando ele e o grupo de menores. “Toda hora passava algum segurança ou algum dos responsáveis pelo parque para nos vigiar, eu senti um movimento estranho”.

Ele registrou um boletim de ocorrência e acionou um advogado. O responsável pretende entrar com uma ação civil, exigindo indenização e “que os responsáveis respondam criminalmente”.

Grupo Playcenter se posicionou sobre o caso

O Grupo Playcenter se manifestou sobre o caso em nota enviada ao UOL. A empresa afirma que “lamenta por tal situação” e enfatiza que “os procedimentos e orientações foram reforçados com todos os colaboradores”.

“Na ocasião, a equipe do parque prestou esclarecimentos ao responsável pelos menores, colocando-se à disposição para qualquer necessidade. Com mais de 50 anos de história e referência no setor, o Grupo Playcenter repudia qualquer tipo de discriminação e reafirma a sua missão em proporcionar alegria, diversão e entretenimento para todos”, concluiu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link