Apoie o DCM

Documento da CPI mostram corrupção, fraude e peculato em hospitais no Rio

cpi-canal-tratamento-precoce
Senadores da CPI da Covid no Senado conversando – Foto: Agência Senado

Um documento que deve compor o relatório final da CPI da Covid, aponta problemas nos contratos de 37 empresas que prestaram serviços para seis hospitais e três institutos federais no Rio de Janeiro. Segundo o documento, há indícios de corrupção, fraude a licitações e peculato nos acordos feitos pelo Governo Federal.

A investigação do Senado também encontrou indícios de conluio entre as empresas concorrentes para a partilha dos contratos de prestação de serviços nas unidades federais no Rio. Com informações do G1.

O relatório destaca a possível celebração de contratos com dispensa de licitação e posterior aumento de valor dos contratos por aditivo, alguns inclusive com serviços não “contemplados no objeto do contrato”.

Leia também: 

1; Junção de PSL e DEM, União Brasil tem trabalhado em um novo plano

2; VÍDEO: Policiais retiram homem negro paraplégico de carro pelos cabelos nos EUA

3; Boulos lamenta prisão por furto por fome e critica liberdade de Flávio Bolsonaro: “VERGONHA”

Responsáveis pelo esquema

Segundo os senadores, os esquemas descritos pelo Ministério Público Federal sobre a atuação do Governo do Estado do Rio de Janeiro durante a pandemia tenham se instalado no Governo Federal.

“Os responsáveis pela superintendência do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro deram aval a vários contratos de prestação de serviço que foram feitos por dispensa de licitação. Em alguns casos, as licitações que foram feitas, os verdadeiros vencedores foram desclassificados para beneficiar outras empresas. Essa é uma das coisas que chama muito a atenção”, comentou o senador Humberto Costa (PT/PE).

O relatório vai ser encaminhado para o TCU e também para o MPF para aprofundar as investigações. Os senadores sugerem ainda que o presidente do Senado crie uma comissão especial para discutir a criação de uma legislação federal sobre as organizações sociais.