Apoie o DCM

VÍDEO: Policiais retiram homem negro paraplégico de carro pelos cabelos nos EUA

Negro arrastado pelo cabelo
Foto: Reprodução

Vídeo que circula às redes sociais mostra um homem negro de 36 anos sendo humilhado durante uma abordagem policial no estado de Ohio, nos EUA. Os oficiais da polícia de Dayton queriam que Clifford Owensby saísse do carro. Mesmo o homem afirmando diversas vezes que era paraplégico, os agentes o arrastaram pelos cabelos para fora do automóvel.

Os oficiais desconfiavam que Owensby estaria traficando drogas porque seu carro teria saído de uma casa onde haviam pessoas suspeitas. Os agentes encontraram uma sacola com US$ 22.450 em dinheiro no assoalho da frente do carro. O cachorro teria sentido o cheiro da sacola. A polícia afirma que isso indica que “o dinheiro esteve perto de drogas ilegais”.

“Eles me arrastaram do carro como um cachorro, um lixo. Foi humilhação total”, disse Clifford Owensby em entrevista à imprensa. Clifford foi acusado de contravenção por não acatar as ordem dos policiais, mas não foi alvo de nenhuma acusação sobre drogas. A abordagem dos dois agentes está sendo investigada pela polícia.

Leia também:

1- Queiroga reafirma à CPI que Coronavac não deve ser usada em 2022

2- Rejeitado pelo Centrão, André Mendonça conta com apoio de opositores de Bolsonaro

3- Boulos lamenta prisão por furto por fome e critica liberdade de Flávio Bolsonaro: “VERGONHA”

Policiais x paraplégico

A câmera do uniforme de um dos policiais registrou a abordagem, que aconteceu no dia 30 de setembro. Em determinado momento, a gravação mostra Clifford ligando para que um amigo fosse ajudá-lo.

“Ei, irmão, você pode vir até a rua [fala o nome da rua]. A polícia quer eu saia do carro, mesmo eu dizendo que sou paraplégico. Eu não posso sair do carro”, diz o homem ao telefone, na frente dos policiais. Clifford ainda pede que o amigo leve câmeras para registrar a ação.

O policial continua pedindo para que Owensby saia do carro, porque se ele não cooperasse, o próprio agente o removeria do carro. O rapaz segue repetindo que não poderia sair do carro por conta de sua condição.

Os agentes o agarram pelo braço e pelos cabelos e o puxam para fora do automóvel. O homem grita por ajuda: “Alguém, por favor, me ajude, sou paraplégico”, enquanto os oficias repreendem: “Pare, pare!”. Por fim, eles imobilizam, algemam e prendem o homem.

Confira abaixo: