Apoie o DCM

Queiroga reafirma à CPI que Coronavac não deve ser usada em 2022

Queiroga
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva – Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Nesta segunda (11), em documento com mais de 160 páginas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga respondeu a questionamentos feitos pela CPI da Covid sobre o Plano Nacional de Imunizações para 2022.

O ministro reafirmou a possibilidade de não incluir a vacina chinesa CoronaVac na campanha de imunização e se manifestou contrário à vacinação em menores de 12 anos. Com informações do Globo.

Autor do requerimento com as perguntas, Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse que Queiroga as respondeu “em grande parte”. Para Vieira, o ministro não precisa mais ir pessoalmente ao colegiado. O próximo depoimento de Queiroga está marcado para a próxima segunda (18).

Leia também:

1- Boulos lamenta prisão por furto por fome e critica liberdade de Flávio Bolsonaro: “VERGONHA”

2- Rejeitado pelo Centrão, André Mendonça conta com apoio de opositores de Bolsonaro

3- Bolsonaro já escolheu candidato ao Senado por SP

Queiroga contra Coronavac e vacinação de crianças

De acordo com o Ministério da Saúde, a razão sobre a possível descontinuidade da vacina Coronavac no ano de 2022 está “diretamente relacionada com condição de sua avaliação pela ANVISA”.

“Até o presente momento a autorização é temporária de uso emergencial, que foi concedida para minimizar, da forma mais rápida possível, os impactos da doença no território nacional”, afirmou a pasta.

No documento, o Ministério da Saúde também se manifestou contrário à vacinação de menores de 12 anos.

“As vacinas Covid-19 não estão indicadas para essa faixa etária, no momento, indivíduos que forem inadvertidamente vacinados deverão ter seus esquemas encerrados sem que sejam administradas doses adicionais”, diz o documento.

Alguns países, como Cuba, Chile e Emirados Árabes já iniciaram a vacinação nas crianças. No Brasil, nenhum laboratório ainda pediu autorização da Anvisa para aplicar o imunizante nessa faixa etária.