Apoie o DCM

Queiroga envia 160 páginas por escrito como resposta à CPI para Plano Vacinal

Marcelo Queiroga em depoimento à CPI da Covid
Marcelo Queiroga em depoimento à CPI da Covid – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta segunda-feira (11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enviou, por escrito, mais de 160 páginas de informações à CPI da Covid. Com informações da coluna de Lauro Jardim, no Globo.

Na quinta (07), o colegiado aprovou a terceira convocação do ministro após o atraso para responder o questionário sobre o Plano Nacional de Imunizações para 2022. A CPI deu 48 horas para que o ministro enviasse as respostas, mas não teve retorno dentro do prazo. O documento, enviado hoje, é uma resposta a um requerimento feito pelo senador Alessandro Vieira.

Os senadores pediram detalhes sobre o Programa Nacional de Imunização do ano que vem e a aplicação de vacinas para o fim deste ano, entre outras informações. Queiroga responde a questões sobre os estoque vacinal e o por que de o Ministério da Saúde ter abandonado a Coronavac.

O próximo depoimento de Queiroga ocorre na próxima segunda (18). Alguns senadores entendem como desnecessário porque seria dar palco, uma vez mais, ao bolsonarismo.

Leia também:

1- Sem projeto, Bolsonaro fala de medida para crise hídrica: “Liguei para São Pedro”

2- Pressão e ameaças: Os relatos de um médico da Hapvida sobre o kit covid

3- Roberto Jefferson corre risco de morrer na cadeia, dizem advogados

Queiroga sobre a convocação

Mais cedo, o ministro disse que está tranquilo com relação ao terceiro depoimento que dará na CPI. “Nas duas oportunidades em que estive lá, tínhamos uma média móvel de mortos superior a 3 mil e hoje como é que está? A campanha de vacinação no Brasil engatinhava e hoje como é que está? Uma das campanhas mais bem sucedidas do mundo”, disse Queiroga.

O ministro continuou: “Nós temos a consciência tranquila e sabemos que estamos cumprindo com o nosso dever”. O chefe da pasta da saúde disse que está “sempre disposição”. “Não só do Senado, mas da Câmara, da Procuradoria da República, do Poder Judiciário, mas sobretudo para o povo brasileiro.”