Apoie o DCM

Doria foge de primeiro debate das prévias do PSDB

Doria
Sem Doria, debate acontecerá na próxima terça-feira com os demais pré-candidatos – Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, João Doria, se negou a participar do primeiro debate das prévias do PSDB, contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, que visa a definir o candidato tucano para a eleição presidencial de 2022.

Segundo Doria, a recusa se deu por não ter discutido previamente com seus adversários internos e por discordar do formato, que “não permitiu o entendimento entre todos”, o que é negado veementemente pelos organizadores do encontro.

Organizado pelos jornais O Globo e Valor Econômico, o debate está mantido e contará apenas com a participação dos outros dois políticos. O Grupo Globo, dono das duas publicações, afirmou, contudo, que anúncio oficial do debate foi feito em 3 de setembro e todas as condições para os participantes foram previamente estabelecidas e acordadas com representantes de Doria, Leite e Virgílio, além do senador cearense Tasso Jereissati, à época candidato.

Leia também:

1; BolsoDoria de novo? Governador quer voto em papel nas prévias do PSDB

2; Pazuello mentiu para CPI da Covid sobre valor da vacina

3; Moro ‘sofreu’ em palestra sobre corrupção nos EUA

Veja a nota de Doria na íntegra

O governador de São Paulo João Doria não participará do debate do Grupo Globo das prévias do PSDB.Doria sempre defendeu, participou e apoiou debates. No entanto, as regras que definiriam o debate do Grupo Globo não foram discutidas previamente entre as equipes dos candidatos, conforme acordado anteriormente com o partido. O formato não permitiu o entendimento entre todos. O que seria razoável e necessário, especialmente em se tratando de prévias entre candidatos do mesmo partido. Não há inimigos.

Esclarecemos que o Grupo Globo não tem qualquer responsabilidade na imposição de regras. Mas faltou ao próprio PSDB o cuidado em dialogar previamente com todos os candidatos sobre as regras desse debate. Os debates devem valorizar a oportunidade de cada candidato oferecer sua visão para o Brasil em temas como educação, saúde, emprego, meio ambiente, proteção social, crescimento econômico e outros campos da gestão pública.

Doria, que sempre participou de debates em disputas eleitorais, reafirma a importância desses encontros na construção da democracia. E se compromete a participar de debates durante as prévias, desde que as regras sejam definidas conjuntamente e não unilateralmente.