Apoie o DCM

Economia ruim agrava para Bolsonaro e Lula pode levar em 1º turno, admite Miriam Leitão

Veja Miriam Leitão e Lula
Miriam Leitão e Lula. Foto: Reprodução/YouTube

Após anos no antipetismo militante da imprensa corporativa, a colunista do Globo Miriam Leitão admite a possibilidade de vitória de Lula em primeiro turno. E critica, claro, Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS:

1 – Essencial do DCM: Ratinho ameaça metralhar deputada do PT; o lavajatismo vive e pegou Ciro

2 – Bolsonaro quer usar PF contra adversários: “Vai falar que combate a corrupção”

3 – Gisele Cittadino, do Prerrogativas, rebate “fofocas” sobre o jantar de Lula: “Esquecem quem somos”

Miriam Leitão escreve sobre Lula

Ela começa:

“A economia será um dos grandes temas da eleição do ano que vem, e ela não vai nada bem. Os indicadores mostram que o país continua estagnado, sem capacidade de voltar a crescer. Há uma sequência de números negativos até outubro: a indústria cai há seis meses seguidos, o comércio, há três, e os serviços, há dois. A renda teve uma queda histórica. Após dois trimestres com o PIB no vermelho, o que é uma recessão técnica, o país pode novamente ter uma contração no último trimestre deste ano. O efeito da mudança da política monetária americana sobre um país com problemas fiscais como o Brasil é o enfraquecimento da sua moeda. Por isso, o dólar ontem rompeu novamente a casa de R$ 5,70.

A popularidade de Bolsonaro caiu fortemente pela última pesquisa Ipec. Os riscos fiscais devem aumentar, diante disso, porque ele tomará decisões cada vez mais populistas para tentar reverter o quadro adverso. Só nessa trapalhada da PEC dos precatórios o governo abalou a credibilidade de três âncoras fiscais de uma vez: mudou a regra do teto de gastos, institucionalizou o calote no pagamento de dívidas judiciais e abriu uma brecha na Lei de Responsabilidade Fiscal ao criar despesa permanente sem compensação de receita. E tudo isso para acabar com o Bolsa Família, criado pelo ex-presidente Lula, que está isolado na dianteira em todas as pesquisas. O governo criou no lugar o Auxílio Brasil, que é confuso e improvisado. Mas dado que o Congresso deu a Bolsonaro o que ele queria, agora o presidente quer aumentar os salários dos policiais federais. E, claro, o Ministério da Economia já pediu uma reserva de dinheiro no Orçamento para atender ao presidente”.

Aborda o ex-presidente:

“A pesquisa do Ipec é extraordinariamente favorável ao ex-presidente Lula. Se a eleição fosse hoje ele ganharia no primeiro turno. Mas há um longo caminho até outubro de 2022. O que impressiona os pesquisadores é o fato de que mesmo com listas de candidatos diferentes o quadro permanece o mesmo”.

E conclui:

“E é fato. Tudo o que houve de negativo foi piorado por causa do governo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.