Apoie o DCM

Eleições no Chile: Com Kast e Boric, ultradireita e esquerda passam para o 2º turno

Kast e Boric
O candidato da extrema direita, José Antonio Kast, e o da esqueda, Gabriel Boric, votam no primeiro turno das eleições presidenciais no Chile em 21 de novembro de 2021 — Foto: Montagem g1/Fotos AP

Neste domingo (21), o Chile realizou as eleições mais polarizadas de sua história recente. A votação tem como objetivo escolher o sucessor do presidente conservador Sebastián Piñera e renovar toda a Câmara dos Deputados e parte do Senado.

Com 76% das urnas apuradas, os números confirmam que haverá disputa em segundo turno, no dia 19 de dezembro. Com informações da DW.

A disputa será entre o advogado de extrema-direita José Antonio Kast, conhecido como “Bolsonaro chileno” e o deputado de esquerda Gabriel Boric. Eles tinham 28,2% e 25,2% dos votos, respectivamente. Eles buscarão nas próximas quatro semanas o apoio dos demais candidatos.

Leia também:

1- Noblat ironiza falhas em app do PSDB: “Nem o aplicativo quer votar no Dória”

2- Apesar de falhas, responsável pelo app das prévias do PSDB diz que votos não serão perdidos

3- “Cale a boca, seu negro boçal”: Gil lembra do racismo em Salvador

Eleições do Chile: Outros candidatos

Na mesma prévia, o candidato de direita Franco Parisi, do Partido do Povo, que mora nos Estados Unidos e fez a campanha remotamente, tinha 13,2% dos votos, e o candidato governista Sebástian Sichel, do Chile Vamos, tinha 12,3%.

Yasna Provoste, do Novo Pacto Social, nova designação da tradicional Concertação, de centro, tinha 11,9%. À esquerda, Marco Enríquez-Ominami tinha 7,5% e Eduardo Artés, 1,4%.

Cerca de 15 milhões de cidadãos do Chile, de uma população de 19 milhões, estavam aptos a votar. O pleito ocorreu em um contexto de crise social e política e de um processo constituinte que pretende enterrar os últimos resquícios da ditadura militar de Augusto Pinochet.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link