Apoie o DCM

Em projeto de Bolsonaro contra a corrupção, Ernesto Araújo quer aliança com EUA contra ‘narcossocialismo’

Ernesto Araújo, à direita, com o presidente Jair Bolsonaro: fé e família na diplomacia Foto: SERGIO LIMA / AFP

Da Folha:

Durante 30 anos, o Brasil optou pelo “narcossocialismo”, mas agora, no governo de Jair Bolsonaro, o país finalmente está no caminho da democracia liberal com economia de mercado e voltou a ser parceiro estratégico dos EUA. Esse foi o recado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em evento virtual nesta sexta (5) do think tank americano Council of the Americas.

“Bolsonaro tem um projeto de transformar o Brasil em uma moderna economia de mercado, incentivar privatizações e acabar com o clientelismo e a corrupção, e queremos que os EUA sejam nosso parceiro chave para isso”, disse. Em quase 45 minutos de discurso em inglês, o ministro enfatizou também a necessidade de uma parceria de defesa e segurança com os Estados Unidos. “Queremos trabalhar com grandes democracias no hemisfério, como os EUA e o Canadá, para livrar a América Latina do narcossocialismo. Para evitar que cresçam os projetos totalitários na região, precisamos lutar contra o crime organizado.”

Segundo o chanceler, uma rede criminosa mantém o ditador Nicolás Maduro no poder, e o Brasil está investigando as conexões do líder venezuelano com o crime organizado. “Infelizmente, o terrorismo e o crime estão vivos e estão crescendo na região, ameaçando a democracia não apenas na Venezuela, mas em todos os países.”

(…)