Apoie o DCM

Empresa ligada ao governo Bolsonaro atuou em convênio milionário com Sheik

Bolsonaro e Sheik
Foto. Reprodução

Ligada a um secretário da pasta do Esporte do governo Jair Bolsonaro (PL), uma empresa prestou consultoria ao Instituto Emerson Sheik no processo de obtenção de um convênio de R$ 2,7 milhões.

Leonardo Castro ocupava o cargo na época, ao mesmo tempo em que a IRJ Sports, consultoria especializada em projetos esportivos fundada por ele, atuava com burocracias do projeto do ex-jogador nas tratativas com o governo, diz reportagem da Folha.

A pasta tocada por Castro também autorizou que o instituto de Sheik captasse R$ 11,5 milhões por meio da lei de incentivo ao esporte, em oito projetos apresentados ao governo. O ex-secretário diz que não sabia da atuação da IRJ Sports no caso, mas que não vê impedimentos.

Leia também:

1; Lei Paulo Gustavo: Bolsonaro veta projeto que destinaria verba para a Cultura

2; Economista próximo a Lula alertou mercado sobre Bolsonaro

3; Rodrigo Maia diz que Lula é diferente de Bolsonaro: “Um democrata”

Governo Bolsonaro e “ONG de prateleira” de Sheik

Sheik
Foto. Reprodução

Sheik assumiu uma “ONG de prateleira” para firmar o convênio com a Secretaria Especial do Esporte. O objetivo era cumprir uma exigência legal de existência de três anos da entidade para firmar acordos do tipo com a União.

Sheik, no entanto, decidiu pedir o cancelamento da parceria ao governo no último dia 1º e citou “mudanças internas na entidade que impossibilitariam o cumprimento do objeto da proposta”.

A verba para a entidade do ex-jogador havia sido reservada por meio de uma emenda da bancada do Rio de Janeiro a pedido do deputado Hélio Lopes (PL-RJ), um dos mais próximos do presidente Jair Bolsonaro.

A IRJ foi fundada por Castro em 2014. Ele se desvinculou formalmente da empresa em maio de 2018, quando assumiu pela primeira vez o cargo no governo federal até janeiro de 2019.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link