Economista próximo a Lula alertou mercado sobre Bolsonaro

Atualizado em 5 de abril de 2022 às 23:12
Economista próximo a Lula alertou mercado sobre Bolsonaro. Galípolo usa terno azul e está sentado em uma cadeira.
Economista duvidava de estabilidade e apontava instabilidade na economia. Foto: ABJD

O economista Gabriel Galípolo, que recentemente se aproximou do ex-presidente Lula (PT), já previa a relação do governo Bolsonaro com a economia ainda em 2018. O profissional foi entrevistado pela Folha de São Paulo e enfatizou as diferenças existentes no Brasil de outros países emergentes do Globo.

Segundo Galípolo, o Brasil tem peculiaridades que o diferenciam de outros países emergentes. “Não tem mais dívida externa, volume de reservas enorme, capacidade ociosa grande”, afirmou.

Leia mais:

1 – Rodrigo Maia diz que Lula é diferente de Bolsonaro: “Um democrata”

2 – Bolsonaro diz que tem “a consciência tranquila” sobre corrupção

3 – Bolsonaro ignora Mourão e não o chama para viagem; Entenda

Ele utilizou uma metáfora para qualificar o ceticismo do mercado financeiro com Jair Bolsonaro

“Eu gosto da metáfora do trapezista do circo. Você pode ir ao circo e achar que o trapezista voa. Mas, se ele próprio achar que ele voa, pode ser perigoso. O que eu estou ponderando é o quanto o mercado está começando a acreditar que o trapezista voa. A princípio, parecia que se tratava de uma retórica que patrocinava um candidato que o mercado entendia como mais palatável que um outro candidato. Hoje, já não me parece mais isso. Me parece que existe um convencimento [por parte do mercado] de quem realmente comprou aquela narrativa de que os problemas acabarão simplesmente combatendo a corrupção”, disse o economista.

Ainda presidente do Banco Fator, Galípoli já vinha questionando se as previsões de crescimento da economia se manteriam. “Será uma lua de mel ou só uma noite de núpcias? É esse tempo que a gente precisa ver. O Brasil tem uma situação diferente dos demais emergentes: não tem mais dívida externa, volume de reservas enorme, capacidade ociosa grande”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link