Apoie o DCM

Enem: governo Bolsonaro censurou tirinha da Turma da Mônica sobre meio ambiente

Tirinha da Turma da Mônica censurada no Enem
Tirinha da Turma da Mônica censurada pelo Governo Bolsonaro. Foto: Reprodução

Em 2020, o governo Bolsonaro censurou questão com tirinha da Turma da Mônica do Enem. O enunciado tratava de meio ambiente. Após “leitura crítica” da prova, o diretor de Avaliações da Educação Básica do órgão censurou a pergunta.

O diretor, general Carlos Roberto Pinto Souza, e Camilo Mussi, responsável pela área de tecnologia, foram os responsáveis pela censura.

No quadrinho, um menin indígena aponta para árvores cortadas pelos caules e pergunta para outro colega como os caraíbas, em alusão ao homem branco, chama aquilo. Em resposta, ele diz que chama de “progresso”.

O tema é alvo de negação do governo. Bolsonaro vive mentindo que não existe desmatamento na Amazônia. A questão acabou sendo retirada do exame naquele ano.

Leia mais:

1 – Deputado bolsonarista arrependido revela o preço da eleição de Lira

2 – Blackface: Pintadas de preto, crianças brancas participam de evento em escola

3 – Ativista conta como ministro de Bolsonaro orientava radicais para atacar o STF

Governo Bolsonaro também censurou Mafalda e pediu para chamar “Golpe Militar” de “revolução” no Enem

No ano anterior ao que a Turma da Mônica foi vetada do exame, o governo já havia censurado uma tirinha da Mafalda. A ideia do presidente, como deixou claro, é fazer a prova ter  “cara do governo”.

No ano passado, após a prova, o presidente criticou uma questão que falava da diferença salarial entre Neymar e Marta. Para ele, era um tema ideológico.

Em 2021, 24 questões foram censuradas. O Inep passou a imprimir a prova previamente, em procedimento inédito.

A retirada de questões deixou o Enem descalibrado. O exame tem uma quantidade de questões consideradas fáceis, médias e difíceis. 13 das questões suprimidas foram reinseridas após constatar que houve mudanças no nível de dificuldade.

O presidente também pediu ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, tratasse o Golpe Militar de 1964 como revolução no Enem. O pedido do presidente ocorreu no primeiro semestre deste ano, segundo membros do governo.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link