Apoie o DCM

Enem: TCU nega afastamento do presidente do Inep

TCU nega afastamento do presidente do Inep às vésperas do Enem
Fachada do TCU. Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) negou pedido para afastar o presidente do Inep. A medida cautelar foi proposta por parlamentes após denúncias de interferência no Enem e no instituto. Nove deputados acionaram o tribunal pedindo recomendações para adequações necessárias à viabilização do exame. Eles também pediam o afastamento de Danilo Dupas.

O relator do caso, ministro Walton Alencar Rodrigues, argumentou que não há indícios de que o presidente do Inep deva ser afastado. Também argumenta que  não há “medidas que se possa adotar para aumentar a segurança ou a qualidade das questões, sem comprometer a realização do exame no prazo programado”.

Apesar de negar o afastamento, o ministro autorizou diligências para apurar a denúncia dos deputados. Ele determinou que a análise seja feita “nos mesmos autos”.

Leia mais:

1 – Deputado bolsonarista arrependido revela o preço da eleição de Lira

2 – Blackface: Pintadas de preto, crianças brancas participam de evento em escola

3 – Ativista conta como ministro de Bolsonaro orientava radicais para atacar o STF

Interferência no Enem

O exame foi alvo de uma série de interferências e censura. Nessa semana, o presidente afirmou que a prova teria “a cara do governo”. O Inep teve uma debandada de 37 servidores que pediram para sair por “má gestão” do instituto.

Em 2021, 24 questões foram censuradas. O Inep passou a imprimir a prova previamente, em procedimento inédito. O presidente pediu a Milton Ribeiro que o “Golpe Militar” fosse tratado como “revolução”.

Foi revelado que nos últimos anos foram censuradas questões, como uma tirinha da Mafalda e uma da Turma da Mônica.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link