Apoie o DCM

Entenda como vulcão espanhol pode provocar tsunami no Brasil

O vulcão fica na ilha de La Palma, na Espanha, e está a 4,4 mil km de São Luís. Imagem: Reprodução/Google Maps

Um vulcão localizado na ilha espanhola de La Palma, no Oceano Atlântico, pode provocar um tsunami no Brasil e em outros países da América. Autoridades do país europeu aumentaram para amarelo o nível de alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja. O impacto maior no nosso país, segundo pesquisadores, seria no litoral das regiões Norte e Nordeste.

Leia mais:

1. Rachadinha: se condenados, Flávio e Carlos podem ficar inelegíveis

2. Os pacientes viravam cobaias na Prevent Senior, diz jornalista

3. Por que Alckmin quer aguardar e disputar a prefeitura de SP em 2024. Por José Cássio

4. Pastora é acusada de pedir dinheiro em troca de oração e cobrar por vaga em culto

5. José Padilha compra direitos autorais de imagens da Vaza Jato para fazer filme

Nos últimos dias, o Cumbre Vieja, que está adormecido há décadas, começou a dar sinais de atividades moderadas.

O pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Teixeira, explica que a chance de uma possível erupção gerar um tsunami é mínima, mas existe:

“O vulcão não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”.

Teixeira afirma, ainda, que há diversos estudos já publicados sobre a possibilidade de tsunami e que aconteceria “caso houvesse uma erupção explosiva”.

O que chama atenção é que a ilha de La Palma está a 4.462 km de São Luís, capital do Maranhão. No entanto, o geólogo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mauro Resse Filho, diz que o movimento gerado por uma erupção “poderá ser capaz de causar um tsunami que percorrerá distâncias transatlânticas e que atingirá praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico”.

Com informações do Uol