Risco: Estados relatam atrasos em entrega da vacina infantil

Pelo menos quatro estados tiveram problemas na hora de receber do Ministério da Saúde a vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos. Os confirmados foram Goiás, Pernambuco, Paraíba e Paraná.
Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão e presidente do Conass, confirmou que houve atrasos em entregas, o que poderia comprometer as doses. O presidente do Conass também contou que vacinas chegaram congeladas em alguns locais.
Secretarias de saúde de outros três estados também enfrentaram dificuldades com a entrega feita pelo governo federal, até mesmo o abandono da carga pela empresa responsável. São eles: Bahia, Minas Gerais e Tocantins. A demora no transporte entre aeroportos e centros de distribuição locais colocou em risco a estabilidade das vacinas.
Leia também:
1- Em publicação maluca, Carluxo ataca imprensa progressista: “Máquina de mentiras”
2- Moro autoriza pesquisa interna com nome dele para o Senado
3- Por que o PSDB não quer Doria candidato
Saúde investiga falhas na entrega da vacina
As entregas de doses eram feitas pela empresa VTCLOG e agora passaram a outra companhia chamada IBL. Carlos Lula disse que a mudança de empresa não foi informada ao Conass. Com informações do UOL.
O Ministério da Saúde disse que investiga as falhas relatadas pelos estados e que não houve prejuízo às doses entregues na primeira remessa, além de afirmar que “prestou toda assistência aos entes federados no processo de envio da doses”.
Sobre a mudança de empresa de transporte, a pasta disse que a IBL foi contratada após uma seleção com participação de diferentes empresas, inclusive a VTCLOG, que continua transportando as doses da Pfizer que são aplicadas em adultos.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.