Apoie o DCM

Como a Europa, Rússia censura noticiário sobre a guerra

Vladimir Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Não é só a Europa que censura o noticiário sobre a guerra na Ucrânia para mostrar apenas um lado. Nesta quinta-feira (3), a Rússia fechou a Ekho Moskvi (Eco de Moscou), rádio símbolo da democracia.

O conselho de diretores da Ekho votou pela liquidação da estação depois que o governo russo ordenou que o site fosse bloqueado por divulgar “informações deliberadamente falsas sobre as ações de militares russos”, bem como “informações pedindo atividades extremistas” e “violência”. A transmissão da estação foi interrompida logo depois.

A agência reguladora de comunicações do país, Roskomnadzor, já havia instruído os meios de comunicação que cobrem a guerra na Ucrânia a usar apenas informações oficiais do Ministério da Defesa. O órgão proibiu palavras como “invasão”, “guerra” e “ofensiva” em favor da “operação especial” realizada pela Rússia.

LEIA MAIS:

1 – Google bloqueia canais do YouTube do Russia Today e do Sputnik na Europa
2 – Rússia vai punir crime de fake news sobre guerra na Ucrânia com até 15 anos de prisão
3 – Rússia multa Google em quase US$ 100 milhões

A rádio Ekho Moskvi

Fundada em 1990 nos últimos dias da União Soviética, a rádio tornou-se um farol para os democratas e liberais da Rússia. Retirada do ar apenas uma vez antes – durante o golpe comunista linha-dura de agosto de 1991 – a estação resistiu mesmo quando a Rússia deu uma guinada autoritária acentuada.

De propriedade do braço de mídia da gigante do gás Gazprom e comandada pelo veterano editor-chefe Alexei Venediktov, a estação manteve um delicado equilíbrio entre permanecer relativamente livre e sem censura e manter suas conexões com o Kremlin.

Os laços de Venediktov com a elite política – incluindo seu papel na promoção de um controverso esquema de votação eletrônica para as eleições da Duma (câmara baixa do Parlamento russo) no ano passado – o levaram a ser escrachado por grande parte da oposição anti-Kremlin da Rússia.

Google censura canais do Russia Today e do Sputnik na Europa

Na Europa, a censura também veio. O Google decidiu bloquear os canais vinculados ao Kremlin Russia Today (RT) e Sputnik no YouTube. A gigante da tecnologia vai cortar o alcance dessas publicações no continente durante a Guerra da Ucrânia.

A empresa fez um post no Twitter comunicando a decisão. “Devido à guerra em andamento na Ucrânia, estamos bloqueando canais do YouTube conectados a RT e Sputnik em toda a Europa, com efeito imediato. Levará tempo para que nossos sistemas estejam prontos para essas atualizações. Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link