Apoie o DCM

Lula possuído? Evangélicos pró-Bolsonaro espalham fake news absurdas contra o petista

Lula em discurso
Lula em discurso.
Foto: Ricardo Stuckert

Um áudio que circula entre evangélicos de Carapicuíba (SP) supostamente mostra o ex-presidente Lula possuído pelo satanás. “Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim”, diz ele na mensagem, que já foi desmentida por mais de uma agência de checagem de fatos. A fala do ex-presidente petista foi recortada e tirada de contexto. É uma de muitas fake news que estão sendo espalhadas entre fiéis.

LEIA MAIS

1. Gabinete do ódio começa 2022 espalhando informações absurdas sobre Lula
2. Extrema direita prepara guerra de desinformação 2.0, diz Haddad

3. Bolsonaro TV: Carluxo divulga aplicativo para espalhar notícias falsas

A declaração original do petista era justamente um alerta contra as fake news. “E nas redes sociais do bolsonarismo eles estão dizendo que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e o demônio estava tomando conta de mim”, afirmou.

Outra fake news recorrente traz um áudio, creditado ao padre Marcelo Rossi, alertando sobre os riscos de um eventual governo de esquerda. A assessoria do religioso negou a veracidade do conteúdo.

Caso Lula seja eleito presidente, a mensagem alerta: “Não será como da primeira vez, você não vai ver o Lulinha paz e amor. Vai ser o Lulinha revolucionário que vai tentar implantar o modelo político que ele acha que é melhor para o Brasil.”

O pastor bolsonarista André Valadão, que recentemente recebeu em sua igreja nos EUA o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o ministro Fábio Faria (Comunicações) e o foragido Allan dos Santos, do site Terça Livre, vai na mesma toada.

Respondendo perguntas de seguidores no Instagram, ele foi questionado por um homem que se apresentou como cristão, eleitor do Lula e pró-aborto. “E tudo bem, Jesus me ama e aceita e não estou pecando”, concluiu. Valadão então respondeu: “‘Cê’ não é crente de jeito nenhum, não é mesmo”.

Também circula nos grupos um vídeo em que a ONU afirma que “a igreja cristã é inimiga dos direitos humanos”, também desmentido por agências.

Mais de 50 conteúdos falsos ou distorcidos foram enviados à Folha por um fiel da Igreja A Serviço do Rei Jesus. As mensagens aparecem em grupos de WhatsApp com evangélicos de Carapicuíba. Todas trazem um aviso de “encaminhado com frequência”, que acompanha mensagens muito repassadas no aplicativo.

Extrema direita prepara guerra de fake news 2.0, diz Haddad

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou que a extrema direita está se preparando para mais uma guerra de informação. “Eles já estão procurando brechas para disseminar fake news diretamente para a população e nós temos que nos preparar”. Haddad fez a afirmação em entrevista ao DCM TV.

“Eu acho que a comunicação do PT melhorou. Lula é vitorioso nas redes sociais. Mas eu não estou confortável com o que a extrema direita vai fazer. Eles vão operar uma rede de fake news e a história nem começou”

Haddad citou que as fake news estavam presentes já na gestão dele junto à prefeitura de São Paulo. “Eu demorei a compreender que os meios de comunicação estavam entrando em uma outra onda, baseado totalmente na mentira”. Segundo ele, “nas eleições de 2018 foram 82 fakenews disseminadas contra mim e a Manuela [d’Avilla]”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link