Apoie o DCM

Fábrica de fake news: Bolsonaristas mentem para atacar vacinação infantil

foto vacinação fake news
foto de vacinação

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão em campanha nas redes sociais para desincentivar a vacinação infantil contra a covid-19. Os ataques, baseados em fake news, se intensificaram desde que o Ministério da Saúde incluiu as crianças de 5 a 11 anos na campanha de imunização.

As manifestações de bolsonaristas seguem o tom dado pelo presidente, que vem atacando publicamente a vacinação infantil contra a covid. Com informações do UOL.

Desde 16 de dezembro, data em que a Anvisa liberou a vacinação para crianças, grupos de apoio ao presidente passaram a compartilhar, em redes sociais, informações falsas sobre riscos associados à imunização, além de resgatarem casos comprovadamente infundados sobre mortes associadas às vacinas.

Leia também:

1; Deputado que deu medalha a Bolsonaro é alvo de operação contra corrupção

2; PT cobra Fábio Faria por encontro com Allan dos Santos: “Esdrúxula situação”

3; Entrevistas de Moro são comemoradas por Bolsonaro: “Muito ruins”

Médicos divulgam fake news no Telegram

No mesmo dia da liberação, integrantes de um grupo que reúne médicos bolsonaristas no Telegram passaram a falar de suspeitas de miocardite relacionada à vacina sem esclarecer que se trata de uma reação adversa rara. Mais de 29 mil pessoas foram alcançadas por essa única mensagem com conteúdo antivacina.

Os ataques foram reforçados entre 23 de dezembro e 2 de janeiro, quando a Secovid realizou uma consulta pública sobre a imunização infantil contra a covid e definir se deveria ser adotada a prescrição médica. Em paralelo à consulta, mais de 63 mil pessoas visualizaram uma mensagem intitulada “Meu filho não é cobaia da indústria farmacêutica”.

No dia 5, quando o Ministério da Saúde incluiu as crianças na campanha, novas mensagens com conteúdo falso ou enganoso passaram a circular nas redes. No Telegram, mensagens vistas cerca de 100 mil vezes mentiam ao afirmar genericamente que vacinas causam doenças neurodegenerativas e miocardite.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.