Apoie o DCM

Fake news: Bolsonaro mente e diz que rejeição do marco temporal criaria reserva do tamanho da região sul

Bolsonaro mentiu durante entrevista a rádio de Goiás. Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mentiu na segunda-feira (30) sobre a demarcação de terras indígenas, em entrevista à Rede Fonte de Comunicação, uma rádio de Goiás. Ele disse que a rejeição do marco temporal pelo Superior Tribunal Federal (STF) criaria uma reserva do tamanho da região sul e que “afetaria em cheio o agronegócio”. A advogada do Instituto Socioambiental (ISA), Juliana de Paula, classifica a afirmação do presidente como “falácia”.

Leia mais:

1. Lula se encontra com movimentos sociais para discutir participação em atos de 7 de setembro

2. SP registra primeira morte pela variante Delta no estado

3. MPF abre ação contra Moro por danos causados pela Lava Jato

4. Sérgio Camargo “monitorava redes de funcionários atrás de esquerdistas”, denuncia ação do MPT

O marco temporal é uma tese jurídica que restringe a demarcação de terras indígenas. Segundo a advogada, todas as terras indígenas que já estão demarcadas ou em processo de demarcação equivalem a apenas 13,8% do território brasileiro, menos que o índice médio mundial, que é de 15%.

“É completamente impossível que se chegue ao número mentiroso de Bolsonaro. Fabricam-se números sem prova mínima pra justificar um ‘marco temporal’ que irá, na verdade, impedir a conclusão das demarcações em curso e que já estão incluídas nesses 13,8%”, afirmou Juliana de Paula.

Com informações do Brasil de Fato